06/03/2013
06/03/2013
Representantes dos sindicatos da saúde se reuniram na noite desta terça, 5, com o deputado Fernando Mineiro (PT) para planejar uma audiência pública sobre o tema “Saúde e Direitos Humanos”. A audiência ficou pré-marcada para o dia 9 de abril, às 15h, no plenarinho da Assembleia Legislativa.
Mineiro contou que vai apresentar o requerimento da audiência na próxima quinta-feira, 7, à presidência da Assembleia Legislativa. Para o deputado, o foco nos direitos humanos é uma novidade na discussão sobre a saúde pública no RN.
O presidente do Sindicato dos Médicos (Sinmed), Geraldo Ferreira, disse que a entidade elaborou um relatório sobre o desrespeito aos direitos humanos nos hospitais da rede estadual do Rio Grande do Norte.
Para ele, a degradação no atendimento ao público que necessita dos hospitais do estado tem que ser enquadrada como violação aos direitos humanos. O documento, segundo o dirigente, será apresentado ao público e à imprensa na audiência pública.
Ficou acertado na reunião que serão enviados convites para participação na audiência pública aos conselhos de classe, conselhos estadual e municipal de saúde, sindicatos, secretarias estadual e municipal de saúde, Conselho Estadual de Direitos Humanos e à OAB-RN.
Na próxima segunda, 11, às 18h30 acontece uma reunião no Sinmed para definir os detalhes da audiência com as diversas entidades que serão convidadas a participar.
Participaram da reunião desta terça, além de Mineiro e do presidente do Sinmed, Geraldo Ferreira, a vice-presidente da entidade, Mônica Andrade, representantes dos sindicatos dos Odontologistas e dos Técnicos em Radiologia e a médica Sônia Godeiro.
Com informações da assessoria do Dep. Mineiro.