12/03/2013
12/03/2013
A gestão pública e privada do atendimento na saúde em Natal foi tema de audiência pública realizada nesta terça-feira (12), na Câmara Municipal.
Participaram dos debates, representantes da Prefeitura, do Governo do Estado, da OAB e de entidades médicas, além de servidores e usuários dos serviços de saúde.
O vereador Júlio Protásio (PSB), propositor da audiência, falou sobre o objetivo da iniciativa. “Queremos formar uma comissão para debater os problemas pontuais da saúde com a participação de profissionais e gestores da saúde pública e privada da nossa cidade”.
Para o presidente do Sindicato dos Médicos do RN, Geraldo Ferreira Filho, o sistema de saúde está defasado e não consegue acompanhar o crescimento da população. “Precisamos antes equilibrar a rede para depois termos condições de traçar um projeto para o futuro”, avaliou, lembrando que não há chance de recuperação sem investimentos e que a crise também chegou aos hospitais privados.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Cipriano Maia, a gestão da saúde em Natal precisa ser reestruturada. “Estamos trabalhando para facilitar o acesso dos usuários, ampliar a oferta na rede básica, qualificar e valorizar os profissionais e modernizar a gestão”, explicou o secretário.
“Buscamos uma gestão participativa com a colaboração e envolvimento de todos”, afirmou a representante da secretaria estadual de Saúde, Ednice Souza. Ela informou que o Governo do RN tem reformado as unidades hospitalares e investido na saúde preventiva.
Os vereadores Adão Eridan (PR), Aquino Neto (PV), Aroldo Alves (PSDB), Felipe Alves (PMDB) e Hugo Manso (PT) também estiveram presentes na audiência.