Audiência Pública denuncia sucateamento da saúde municipal

02/03/2011

Audiência Pública denuncia sucateamento da saúde municipal

02/03/2011

Na manhã de hoje, 02/03, aconteceu uma audiência pública na Câmara Municipal de Natal, com casa cheia e ânimos exaltados, para debater a atual situação em que se encontra a saúde pública do município. Representantes de movimentos populares, sindicalistas, promotoria pública e representantes de setores da saúde participaram da audiência.

A presidente do Conselho Regional de Enfermagem, COREN – RN, Alzirene Nunes, apresentou um relatório elaborado por profissionais de enfermagem onde é feito um diagnóstico da saúde de Natal.  Além do COREN, o Conselho Municipal da Saúde (CMS) apresentou um vídeo, com oito minutos de duração, mostrando como se encontram as unidades de saúde do município.

Um dos casos apontados no vídeo relata o fato de pessoas estarem reutilizando seringas para aplicação de insulina, uma vez que as unidades não disponibilizam este material. Além de evidenciar o que foi dito por todos os que presenciaram a audiência, mostrando equipamentos amontoados, enferrujados e quebrados. “Esse vídeo não foi feito com os milhões de reais da propaganda das Ame’s, mas mostra a verdadeira estrutura das unidades”, disse Silvana Barros – membro da CMS.

O Secretário de saúde do município, Thiago Trindade, reconheceu alguns deste problemas, mas se ateve a falar apenas dos ilusórios benefícios que os Ambulatórios Médicos Especializados (AME) podem proporcionar ao restrito público beneficiado com este atendimento [ hoje funcionam apenas três Ames em toda a cidade].

A promotora pública, Dra. Elaine Cardoso, relatou que foi constatado pela promotoria que grande parte das unidades de saúde hoje não tem condições de funcionamento e exigiu uma resposta resolutiva da secretaria de saúde para a aniquilação dos problemas.“Hoje vemos muitos problemas na saúde do município, mas trabalhamos em conjunto para resolução deles. Nosso papel sempre será de verificar a atuação da secretaria de saúde e apontar alternativas”, declarou Dra Elaine Cardoso.

Para Dr. Geraldo Ferreira, Presidente do Sinmed, apesar de não sair nada resolutivo da audiência, a impressão é bastante otimista “as sugestões levantadas na audiência devem ajudar a prefeitura a fazer uma reflexão e melhorar as condições gerais da saúde”.

Assembleia Geral Médicos de Natal

Diante da situação apresentada durante a audiência pública e as diversas demandas enfrentadas pela saúde municipal ficou definido que dia 29 de março, as 19h, na sede do Sinmed acontece Assembleia Geral com os médicos de Natal. Estão no ponto de pauta implantação do PCCS, condições de trabalho e ponto eletrônico.

Confira as fotos da audiência aqui.

Veja mais na Tv Sinmed.  

whatsapp button