Ato público no Deoclécio Marques contou com a participação de estudantes e profissionais da saúde

29/03/2011

Ato público no Deoclécio Marques contou com a participação de estudantes e profissionais da saúde

29/03/2011

Em mais uma atividade de comprometimento com a saúde do estado, o Sindicato dos Médicos do RN  mobilizou hoje, 29/03, estudantes, médicos e vários profissionais da saúde para uma manifestação pública contra o fechamento de leitos de pediatria e pela manutenção do atendimento de pronto socorro do Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim.

Além da falta de leitos pediátricos, foram reivindicados também a ampliação do atendimento básico de saúde do estado, melhoria nas condições de trabalho e pagamento dos técnicos de enfermagem que não recebem o salário desde de novembro.

De acordo com o Dr. Nivaldo Júnior, presidente da Sociedade de Pediatria do RN, o fundamental é mesmo investir na ampliação e melhoria dos hospitais e no funcionamento do atendimento básico, pois “quando o básico não funciona, as urgências ficam lotadas. E uma criança não deve ser atendida as pressas por um clínico geral, que muitas vezes não sabe diferenciar o atendimento de um adulto para uma criança. Médico de criança é pediatra”.

A médica pediatra e funcionária do Deoclécio Marques, Regina Coeli Kotke, informou que os leitos do hospital foram fechados há mais de dois anos e, dessa forma, os moradores de Parnamirim e cidades vizinhas ficam desassistidas desde então. “Temos quatro crianças internadas na ‘observação’, lugar onde o paciente não deveria passar mais de 12 horas”, relata a médica.

Muitos populares aderiram à mobilização de hoje no Hospital. Entre eles a senhora Mauritania da Silva, mãe de uma criança de dois anos, Maria da Vitória, paciente com paralisia cerebral. Dona Mauritania disse que ficou muito nervosa ao saber que não teria mais o atendimento na cidade em que mora “para nós que não temos condições, fica muito difícil ir a Natal todos os dias. Já é complicado não ter a internação que minha filha necessita, imagine se faltar o atendimento durante o dia”.

Hoje no estado os únicos hospitais que contam com internação pediátrica são o Maria Alice, Varela Santiago e Santa Catarina, todos na cidade de Natal.

Próximos passos

Para os próximos dias o Sinmed, Sindsaúde e Sopern estão organizando algumas ações de discussão sobre o problema da pediatria no Rio Grande do Norte.
Já no próximo dia 12/04, às 19h, no auditório do Sinmed, está marcada uma assembléia dos pediatras para traçar rumos de médio e longo prazo desta especialidade médica, além da discussão sobre a melhoria das condições de trabalho e do serviço para a população.

Confira imagens da manifestação na Tv Sinmed

whatsapp button