Ato público contra municipalização do HJM mobiliza servidores

22/02/2011

Ato público contra municipalização do HJM mobiliza servidores

22/02/2011

O Sindicato dos Médicos do RN (Sinmed/RN) e Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde/RN) promoveram um ato público hoje pela manhã, em frente ao Hospital Psiquiátrico João Machado(HJM), a principal reivindicação foi pela melhoria no atendimento aos pacientes psiquiátricos do RN.

Estiveram presentes no local, sindicalistas e servidores do HJM, que também se posicionaram a favor da não municipalização do principal hospital psiquiátrico do Estado.

De acordo com o presidente do Sinmed, Drº Geraldo Ferreira, a situação encontrada no João Machado é de extrema fragilidade. Cerca de 50 pacientes ficam nos leitos do pronto-socorro, quando na verdade deveriam ser transferidos para leitos disponíveis em enfermarias. “É preciso humanizar o atendimento, estamos aqui para dizer que somos contra à municipalização. A prefeitura que não cuida de suas unidades básicas, não tem condições de gerenciar um hospital psiquiátrico”, afirmou.

Em relação à rede complementar de saúde, Geraldo espera que o governo quite os débitos para que o serviço possa voltar a funcionar.

Para o médico psiquiatra e diretor do Sinmed, Dr. Guaraci Barbosa, há um desrespeito aos pacientes e servidores que trabalham em péssimas condições de trabalho no João Machado.

Atualmente, no Pronto Socorro do hospital João Machado são disponibilizados 37 leitos. No momento, há 17 pacientes excedentes esperando vagas na observação. Do total de pacientes cerca de 50 % são dependentes químicos.

Ao todo no Estado, existem  500 leitos, divididos entre os hospitais psiquiátricos João Machado (153), Severino Lopes, mais conhecido como Casa de Saúde Natal (160), Hospital de Mossoró (160), Caps 3 – Natal (8) e Caps 3 – Caicó (8).

Clique aqui e veja as fotos do ato público.

Assista na TV Sinmed um vídeo da ação em frente ao João Machado.

whatsapp button