Assembleia Legislativa presta homenagem aos médicos

17/10/2012

Assembleia Legislativa presta homenagem aos médicos

17/10/2012

A sessão solene em homenagem ao Dia do Médico realizada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte na manhã desta quarta-feira (17) reuniu as principais entidades representativas da categoria em uma cerimônia marcada pelo reconhecimento dos importantes serviços desempenhados e alertas sobre a crise que atinge a saúde pública e privada. O presidente da Casa, o deputado Ricardo Motta (PMN) abriu a solenidade que atendeu a proposição do deputado e médico, Getúlio Rêgo (DEM) e contou com a participação dos deputados da bancada médica da Casa, Antônio Jácome (PMN), Vivaldo Costa (PR) e Leonardo Nogueria (DEM), que é o presidente da Comissão de Saúde da Assembleia.

“É uma grande satisfação e honra para a Assembleia Legislativa homenagear os profissionais da saúde que exercem suas atividades no Rio Grande do Norte. Fica aqui o registro do meu respeito a todos os médicos do estado”, declarou o presidente Ricardo Motta.

O deputado Getúlio Rêgo lembrou as dificuldades enfrentadas nas unidades públicas pelo baixo repasse de recursos federais e propôs a união de todos para cobrar melhorias. “É reconhecida a falta de recursos para a saúde nos cofres da União. Vamos fazer um pacto para cobrar do Congresso Nacional um esforço conjunto para finalizar a votação da Proposta de Emenda Constitucional que amplia os investimentos na saúde”, sugeriu.

A solenidade contou ainda com a presença da secretária adjunta de saúde de Natal, Maria Cristiana Souto, do Capitão Cássio de Souza Santos e do Primeiro-tenente Igor Rêgo. A Assembleia Legislativa ofereceu aos representantes dos médicos uma placa alusiva à data. O primeiro a discursar em nome das entidades agraciadas foi o presidente da Associação Médica, JeanCarlo Cavalcante. “A minha mensagem não é apenas para exaltar os médicos, mas para fazer uma reflexão crítica sobre o atendimento que estamos oferecendo aos nossos pacientes pela falta de condições que nos é imposta”, recomendou. Para o presidente da Associação médica do RN, Álvaro Barros, o caminho é a mobilização popular. “Estamos promovendo a Caravana da Saúde para recolher assinaturas da população e fazer valer o nosso Direito a uma saúde pública de qualidade”, disse o médico.

Para finalizar, o presidente da Federação Nacional dos Médicos, o potiguar Geraldo Ferreira, lembrou a greve dos médicos do RN que já dura cinco meses. “Nunca deixamos de contar com a Assembleia. Os deputados estão sempre prontos para intermediar as nossas lutas”, reconheceu Geraldo Ferreira. 

whatsapp button