Após suspensão do atendimento no Sandra Celeste, médicos protestam em defesa da pediatria

15/09/2012

Após suspensão do atendimento no Sandra Celeste, médicos protestam em defesa da pediatria

15/09/2012

A saúde pública foi novamente alvo de protestos nas ruas de Natal. Médicos, estudantes e trabalhadores da saúde realizaram ato público para denunciar o caos na saúde do RN durante a manhã deste sábado (15). Promovida pelo Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed-RN) e pela Federação Nacional dos Médicos (Fenam), a Marcha Todos pela Saúde focou seus protestos contra as difíceis condições de trabalho no setor de pediatria.

O Pronto Socorro Infantil Sandra Celeste, localizado na Avenida Jaguarari, foi escolhido como primeiro local da manifestação. De lá, o grupo seguiu em carreata até as proximidades do Hospital Estadual Walfredo Gurgel, localizado na Avenida Salgado Filho. Ao chegar ao IFRN, também na Avenida Salgado Filho, os manifestantes seguiram até o hospital à pé, ocupando as três vias e bloqueando a passagem de carros.

Por falta de profissionais para completar a escala de plantão, o atendimento no PSI Sandra Celeste foi suspenso na manhã deste sábado. Em oficio encaminhado à diretora do PSI, a recomendação do Sinmed-RN é de encaminhar os pacientes para outras unidades de saúde que possuam serviço de atendimento de pediatria, mesmo que em precárias condições de funcionamentos, como o Hospital Walfredo Gurgel, o Hospital Santa Catarina e o Maria Alice.

Ao todo, 40 médicos trabalham na unidade Sandra Celeste, sendo 14 do quadro do Município e o restante da Coopmed-RN. Devido ao não pagamento dos salários pela Prefeitura de Natal, os médicos cooperados não trabalharam durante o mês de setembro. Neste sábado (15), os profissionais concursados completam toda sua carga horária mensal.

Segundo o presidente da Sociedade de Pediatria do RN, Nivaldo Sereno Júnior, o Sandra Celeste recebe crianças de Natal, Grande Natal e de outros municípios do interior. O número de pacientes atendidos por dia chega até 200, quando a média ideal é 150. Três médicos ficam de plantão por dia. Ainda segundo o médico, as condições de trabalho no hospital são adversas. Em algumas situações, os profissionais têm de fazer racionamento de medicamentos para que todas as crianças sejam assistidas.

Durante o protesto, os manifestantes cobraram mais investimentos no setor e a valorização do profissional pediatra, que é constantemente substituído por médicos de outras especializações.

Comissão de direitos humanos da Fenam
Uma comissão formada por membros da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), do Conselho Federal de Medicina (CFM), e da Associação Médica Brasileira (AMB) visitará os hospitais de urgência e emergência de Natal nesta terça-feira (18). A comissão, responsável pela promoção e defesa dos direitos humanos, examinará as condições de atendimento nas unidades médicas locais. Essa visita poderá desencadear denúncias nos Tribunais de Justiça nacionais e internacionais.

A agenda da comissão em sua passagem por Natal já foi definida. Às 10h da terça, a comissão visitará o Hospital Walfredo Gurgel. Na sede do Sinmed, a Comissao terá uma audiência às 15h com a OAB-RN. E às 17h terá uma audiência com representantes da Igreja local, também no Sinmed.

Clique aqui e confira galeria de fotos da marcha no site do Sinmed.
 

whatsapp button