29/07/2011
29/07/2011
Os médicos anestesiologistas do Hospital Santa Catarina sofrem com o déficit de profissionais. Para o mês de agosto as escalas de plantão encerram no dia 25.
Os médicos alegam que a falta de profissionais da especialidade, lotados no hospital, faz com os anestesiologistas, muitas vezes, sejam obrigados a cumprir o plantão sozinhos tendo que assumir simultaneamente duas equipes cirúrgicas de urgência. A fim de amenizar esta situação os médicos elaboraram para o próximo mês uma escala de plantão com três médicos durante o dia e dois médicos no período da noite. Dessa forma os médicos não assumem uma conduta que põe em risco sua atividade profissional e a vida do paciente.
E asseguram o cumprimento da Resolução do CFM 1802/2006, que regula a prática de anestesias, “para conduzir as anestesias gerais ou regionais com segurança, assim como manter a vigilância permanente ao paciente anestesiado durante o ato operatório, o médico anestesista deve estar sempre junto a este paciente…”
No entanto, o segundo maior hospital do estado, que conta com doze anestesistas, não tem profissionais suficientes para assegurar o funcionamento dos plantões com três anestesistas durante todod o mês.
Em busca de uma solução para este impasse os médicos se reúnem hoje, às 9h com secretário estadual de saúde, na Sesap.