Acompanhe a agenda do presidente da FENAM

07/08/2012

Acompanhe a agenda do presidente da FENAM

07/08/2012

Nesta segunda semana de agosto, o presidente do Sinmed RN e da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Geraldo Ferreira Filho, participará de duas reuniões na próxima quarta-feira (08). Uma com o presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Florentino Cardoso, e outra com a UNIMED Paulistana em São Paulo.

Na quinta-feira (09), ele estará na cidade do Rio de Janeiro para encontro com o presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Maurício Cesquim.

 

Reunião do Núcleo

Na última segunda-feira (06), Ferreira esteve em Brasília, juntamente com o núcleo da FENAM. A mobilização nacional contra planos de saúde, prevista para outubro deste ano e as propostas apresentadas pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) sobre os critérios nas paralisações do movimento médico foram alvo de debate. 

A autarquia proíbe que as entidades médicas imponham paralisações por tempo indeterminado, descredenciamento em massa, punição aos médicos que não participem dos protestos e cobrança adicional nos valores das consultas. Reuniões realizadas nas últimas semanas entre o órgão e entidades médicas buscam um acordo entre as partes. "Antes de tomarmos qualquer decisão em relação ao CADE, vamos consultar o jurídico, conversar com as outras entidades médicas e debater com os sindicatos as propostas apresentadas, com nossas devidas ponderações," explicou o presidente da FENAM, Geraldo Ferreira.

Piso FENAM

Durante o encontro os dirigentes decidiram criar uma Campanha Nacional do Piso FENAM, com o objetivo de divulgar e massificar a luta pelo valor preconizado pela entidade, estipulado atualmente em R$ 9.813,00, para uma jornada de trabalho semanal de 20 horas. Esse valor passou a vigorar em primeiro de janeiro deste ano e serve como referência para orientar as negociações coletivas de trabalho nas bases dos sindicatos médicos de todo o país. O valor é resultante da atualização monetária pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), acumulado em 2011, de 6,08%.

Pauta extensa

A pauta da reunião do núcleo também envolveu temas como o Código 7, a proposta de iniciativa popular que destina 10% da receita da União para o setor saúde e as atividades das secretarias de comunicação, jurídica e de finanças, entre outros assuntos.

Núcleo

O núcleo da Federação Nacional dos Médicos é responsável pelas principais ações da entidade. É formado pelo presidente, Geraldo Ferreira Filho, vice-presidente, Otto Fernando Baptista, secretário-geral, João Batista de Medeiros, secretário de finanças, Cid Célio Jayme Carvalhaes, secretário de assuntos jurídicos, Vânio Cardoso Lisboa e secretário de comunicação, Rodrigo Almeida de Souza.

Na reunião desta segunda-feira(6), o presidente do Sindicato dos Médicos do Paraná, Mario Ferrari, foi um dos convidados da reunião, como permite o regimento interno da entidade.

whatsapp button