1º Sinmed Cultural contou com a participação de Diógenes da Cunha Lima

07/07/2011

1º Sinmed Cultural contou com a participação de Diógenes da Cunha Lima

07/07/2011

A primeira edição do Sinmed Cultural que aconteceu ontem (6/7), no auditório do sindicato, contou com a participação do presidente da Academia Norte-rio-grandense de Letras, Diógenes da Cunha Lima.

O evento faz parte da nova etapa do Programa de Benefícios para o Médico – PROBEM, e pretende oferecer aos médicos, mensalmente, noites agradáveis de palestras sobre literatura e medicina, além de um Happy hour com música ao vivo.

A abertura da palestra foi proferida pelo presidente do Sinmed e idealizador do evento, Dr. Geraldo Ferreira, que é também um entusiasta da literatura.

Em seguida, Diógenes da Cunha Lima deu inicio a sua fala de 40 minutos, discorrendo sobre sua relação com o médico e educador Onofre Lopes, de quem escreveu uma extensa biografia, e com o memorável Câmara Cascudo, de quem foi seu secretário particular e aluno predileto.

Falou ainda da antiga relação da literatura com a medicina, que já se dava antes mesmo de 500 a.c., na China, passando pelo grego Hipócrates , considerado o ‘pai da medicina’ , e até mesmo Camões. E foi com um trecho da poesia deste autor que encerrou sua brilhante palestra: ajudai quem ajuda contra a morte, ( Aquele único exemplo, Camões).

Ao final do evento foram sorteados cinco livros de autoria do palestrante, intitulado O Magnífico, uma biografia de Onofre Lopes. 

Entre os presentes estavam Álvaro de Barros, presidente da Associação Médica, Domício Arruda, secretário estadual de saúde, Geraldo Ferreira, Mônica Andrade, além de outros representantes da diretoria do Sinmed e vários médicos e familiares.

Clique aqui para ver outras fotos do evento.    

 

whatsapp button