1° de maio:Caminhada pelo direito à saúde no RN reúne médicos e trabalhadores do setor

04/05/2011

1° de maio:Caminhada pelo direito à saúde no RN reúne médicos e trabalhadores do setor

04/05/2011

Apesar da chuva que caiu durante a manhã de domingo, primeiro de maio, a caminhada promovida pelo Sindicato dos Médicos do RN em favor da saúde contou com grande participação da classe médica e trabalhadores da saúde.

Munidos com faixas, bandeiras e microfone os médicos saíram por volta das 9h da concentração em frente à Associação Médica e seguiram em caminhada até o hospital Walfredo Gurgel.

Em frente ao hospital os médicos e representantes de sindicatos da saúde proferiram seus discursos de mobilização e alerta para os gestores e para toda a sociedade, na luta em busca de melhorias para a saúde pública. “Esta luta não é apenas minha ou dos médicos, mas de todos nós, cidadãos que precisam de respeito e dignidade”, falou o presidente do Sinmed RN, Geraldo Ferreira.

A caminhada contou, também com a participação do presidente da Federação Nacional dos Médicos – Fenam, Dr. Cid Carvalhaes que em seu discurso chamou atenção da população para o trabalho médico. "Chegou a hora de dizermos em alto e bom som; os profissionais da saúde não fogem do trabalho, não são mercenários, nós exigimos apenas as mínimas condições de atender a demanda do nosso povo em contra partida a irresponsabilidade dos gestores". O presidente da Fenam reivindicou ainda a pela preservação da dignidade dos paciente e respeito a todos os profissionais da saúde.

Na sequência os participantes da caminhada seguiram até o Parque das Dunas onde foi servido um café da manhã, ao som de Diogo Guanabara e Macaxeira Jazz.

Além dos médicos e trabalhadores da saúde do RN participaram também da caminhada os conselhos regionais de medicina e odontologia, presidentes de sindicatos médicos de todo o Brasil, os membros da diretoria executiva da Fenam, o Secretário Estadual de Saúde, Domício Arruda e o senador Paulo Davim.

A caminhada foi uma realização do Sindicato dos Médicos do RN (SINMED) em parceria com o Sindicato dos Servidores da Saúde (SINDSAÚDE), Sindicato dos Odontologistas (SOERN), Sindicato dos Técnicos de Radiologia (SINTAR) e o Sindicato dos Profissionais de Enfermagem (SIPERN).

Clique aqui e veja a cobertura completa da caminhada.

 

whatsapp button