15/05/2025
15/05/2025
A assessoria contábil do Sinmed RN divulga COMUNICADO com orientação aos médicos beneficiários (aposentados e pensionistas) para ressarcimento de descontos indevidos ao INSS:
Para pedir ressarcimento de descontos indevidos no INSS, os beneficiários (aposentados e pensionistas) podem usar o aplicativo Meu INSS ou ligar para a central de atendimento 135. O INSS notificará os beneficiários sobre os descontos por meio do aplicativo e da central de atendimento. Após a notificação, o segurado pode solicitar o ressarcimento, e o sistema irá encaminhar a solicitação para a associação responsável pelo desconto. A associação terá 15 dias para comprovar a autorização do desconto ou devolver o valor.
Como pedir o ressarcimento
Acesse o Meu INSS:
Pelo aplicativo (disponível para Android e iOS) ou pelo site.
Procure por “Ressarcimento/Associações” ou “Contestar Descontos”.
Siga as instruções:
O sistema irá gerar automaticamente uma cobrança para a associação.
Central de Atendimento 135
Ligue para o 135 para iniciar o atendimento.
Informe seu CPF e confirme alguns dados.
Prazo para o ressarcimento
As entidades (associações) terão 15 dias úteis para responder aos pedidos de ressarcimento.
Se não comprovarem a autorização, terão mais 15 dias para devolver o valor ao INSS, que, por sua vez, repassará ao beneficiário.
Em caso de dúvidas, agendar atendimento com a assessoria contábil do Sinmed RN, às quintas-feiras, das 14 às 17h, através dos telefones 84 3222.0028 ou 84 99631-8444
Rinaldo Negromonte – Assessor contábil do Sinmed RN