19/01/2012
19/01/2012
O Brasil passa definitivamente por uma fase de digitalização de todos os seus processos. A caminho disso também estão agora os bancos.
Uma nova instrução Normativa publicada dia 12/01 no Diário Oficial da União autoriza os bancos a informar os rendimentos dos clientes por e-mail, ou seja, enviar a declaração de rendimentos para que o cliente possa declarar o Imposto de Renda. Há também as opções de caixa postal e internet banking. A opção de envio por papel não será mais utilizada.
Segundo Gildo Freire de Araújo, vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRC-SP, o principal objetivo da medida é facilitar a vida dos correntistas na declaração do IR.
No caso de contas conjuntas, as informações serão enviadas para o primeiro titular da conta, exceto nos casos em que houver uma declaração no nome dos dois.
Araújo também complementa dizendo que o objetivo da Receita Federal é acabar com a papelada e investir num sistema avançado online para simplificar a fiscalização, reduzir custos e facilitar o cumprimento das obrigações.
O período de envio da declaração de IR 2011 deve se iniciar no dia 01/03/2012, tendo a internet como única forma de envio.
Prof. Rinaldo B Negromonte – CRC RN 006923-O/8
Assessor Contábil do SINMED