Walfredo Gurgel tenta reduzir superlotação com ações para emergência

Walfredo Gurgel tenta reduzir superlotação com ações para emergência

 

Ações fazem parte do Programa SOS Emergência, do Ministério da Saúde, do qual o hospital faz parte desde 2012


Por Saulo de Castro

 
Hospital enfrenta problemas de superlotação (Foto: Wellington Rocha/PortalNoAr)
Hospital enfrenta problemas de superlotação (Foto: Wellington Rocha/PortalNoAr)

O Hospital Walfredo Gurgel passa por adaptações nas áreas de gestão e capacitação como forma de diminuir o impacto da superlotação, na maior unidade de saúde do estado. As ações fazem parte do Programa SOS Emergência, do Ministério da Saúde, do qual o hospital faz parte desde 2012.

O programa do governo federal visa o enfrentamento das principais necessidades dos hospitais inseridos nas ações. As principais são a melhoria da gestão, a qualificação e a ampliação do acesso aos usuários em situações de urgência.

No RN, o Walfredo é o único hospital escolhido pelo Ministério da Saúde para participar do programa. Além das capacitações e treinamentos feitos com gestores, o hospital recebe uma quantia mensal no valor de R$ 300 mil, destinados para reforma, ampliação e manutenção da unidade de saúde.

No entanto, um dos principais fatores que impedem a melhor implementação do programa é o alto número de atendimento que vem gerando superlotação. Somente em 2015, foram registrados 85.911 atendimentos.

De acordo com a diretora geral do hospital, Maria de Fátima Pereira, essa é a principal ameaça para a manutenção do programa, uma vez que um dos pré-requisitos do Ministério da Saúde é que os hospitais que participam do programa não tenham pacientes nos corredores.

A diretora diz que o principal causa da superlotação no hospital é o alto fluxo de pacientes vindos do interior do estado. Segundo ela, 70% dos pacientes que chegam ao Walfredo são do interior.

“É notório que as unidades de saúde e hospitais do interior precisam ser melhor assistidos. Além disso há uma cultura de que todo paciente tem que vir para o Walfredo”, observa ela.

Diretora fala sobre programa que visa reduzir o número de pacientes nos corredores (Foto: Wellington Rocha/PortalNoAr)
Diretora fala sobre programa que visa reduzir o número de pacientes nos corredores (Foto: Wellington Rocha/PortalNoAr)

Ainda de acordo com a gestora da unidade hospitalar, a maioria dos pacientes que dão entrada atualmente no hospital são aqueles que não estão enquadrados nos quesitos de alta gravidade.

“Isso dificulta o atendimento. Enquanto o médico está ali atendendo um paciente que poderia ser atendido em outra unidade ou em um pronto atendimento, um paciente mais grave fica esperando”, diz ela.

Funcionamento

O S.O.S Emergências funciona articulado com os demais serviços de urgência e emergência que compõem a Rede Saúde, coordenada pelo Ministério da Saúde e executada pelos gestores estaduais e municipais. As unidades hospitalares devem estar articuladas com o SAMU 192, UPAS 24 horas, Salas de Estabilização, serviços da Atenção Básica e Melhor em Casa.

 

Atualizado em 28 de janeiro às 18:10

whatsapp button