Sesap diz que fez repasses reivindicados pela Coopmed e entidade nega

Sesap diz que fez repasses reivindicados pela Coopmed e entidade nega

 

Cooperativa reivindica o pagamento de três meses de salário, mas espera Estado quitar pelo menos o mês de outubro


Por Redação

 
Alberto Leandro/PortalNoar
Médicos estão com salários atrasados desde outubro (Foto: Alberto Leandro/Portal Noar)

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou uma nota à imprensa, na manhã desta segunda-feira (1), afirmando que a pasta “já repassou para os hospitais os recursos, no valor de dois milhões de reais, referentes ao pagamento das Cooperativas médicas e está aguardando apenas que a Controladoria Geral (CONTROL) faça a inscrição de restos a pagar”.

Ainda segundo a Sesap, esse repasse foi feito na última sexta-feira (30), referente ao mês de outubro de 2015. Profissionais vinculados à Cooperativa Médica do Rio Grande do Norte (Coopmed-RN) reivindicam os salários atrasados de outubro, novembro, dezembro, e logo, com o término do mês, de acordo com a entidade janeiro deve entrar na lista de atrasos também.

Segundo o presidente da cooperativa, Fernando Pinto, o Governo do Estado deve R$ 2,5 milhões por mês a profissionais do Samu Metropolitano, Centro de Recuperação Pós-operatório (CRO) do Hospital Walfredo Gurgel e da ortopedia do Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim.

Os médicos da Clínica Médica do maior hospital do estado já haviam cruzado os braços no final de janeiro e nesta segunda outros setores como a ortopedia e CRO entraram na paralisação. Na principal unidade de saúde de Parnamirim, o setor de clínica médica também estão de braços cruzados desde dezembro de 2015.

 

Paralisação termina com o pagamento de outubro

A Coopmed diz que se o pagamento, ao menos de outubro, for realizado, as equipes retornam ao trabalho. “Caso seja feito, vamos suspender a paralisação. Mas vamos notificar o Governo e se novembro não for pago no prazo, paramos de novo”, afirmou Fernando Pinto.

Mas questionado sobre o comunicado feito pela Sesap, o presidente da Coopmed desmente a informação. Segundo ele, “a Sesap só repassou parcialmente os valores referentes às escalas do mês de outubro”. Fernando Pinto diz que o valor repassado teria sido de em torno de R$ 900 mil. A Coopmed ainda espera que a quitação dos salários atrasados seja feita ainda nesta segunda-feira.

“O repasse vai para os hospitais e eles que nos transferem. Só que vemos um problema administrativo aí porque os hospitais não podem fazer o repasse para nós da Cooperativa visto que é preciso fazer a inscrição no sistema de restos a pagar. A Sesap nos disse que já começou o processo, mas não adianta só dizer e não resolver o problema. Esperamos que isso seja feito hoje”, destacou Fernando Pinto.

 

Atualizado em 1 de fevereiro às 10:54

whatsapp button