Servidores públicos da saúde paralisam atividades por 24h

Servidores públicos da saúde paralisam atividades por 24h

Os servidores de saúde estadual estão participando desde às 9h30 de hoje (17), de um ato público no Hospital Walfredo Gurgel, onde estão vários sindicatos reunidos, são eles: Sindicato dos Médicos (Sinmed), Sindicato dos Odontólogos (Soern), Sindicato dos Policiais Civis e servidores do Itep (Sinpol) e Sindicato dos Farmacêuticos (Sinfarm).

O protesto sindical é contra a retirada dos adicionais de insalubridade e noturno na aposentadoria dos servidores de saúde. A medida levou a categoria a deflagrar uma greve geral, iniciando hoje com a paralisação de 24h dos médicos do estado.O Sindsaúde, cuja greve já chega a 68 dias, exige ainda o atendimento às reivindicações da greve, como o reajuste salarial e isonomia.
 
Segundo os grevistas, o Instituto de Previdência do estado (Ipern) deixou de pagar o adicional de insalubridade e o adicional noturno para os servidores da saúde que se aposentaram desde dezembro, medida que atribui a decisões do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que considera as gratificações de natureza temporária.
 
A retirada vem sendo feita desde que a Assembleia Legislativa revisou a Constituição Estadual, retirando a legislação que garantia o pagamento das gratificações. Para o Sindsaúde a retirada deve ser revista.
 
“Estas gratificações não são transitórias, mas inerentes à função e devem contar para a aposentadoria. É uma crueldade com os aposentados, que trabalham a vida inteira colocando a saúde em risco. O governo estadual precisa enviar uma lei corrigindo isso”, afirma Rosália Fernandes, do Sindsaúde-RN. Só neste ano, 2.770 servidores da saúde podem se aposentar.
 
whatsapp button