Os serviços do Itep em Natal e Mossoró estão parados nesta sexta-feira (14). Os servidores do órgão realizam uma paralisação por 24 horas para pressionar o Governo do Estado a aprovar o estatuto do Itep, que prevê a regulamentação de atividades da entidade e benefícios aos profissionais que atuam no local.
Durante a paralisação, que teve início às 7h e vai até as 7h de amanhã (15), os servidores deram um abraço simbólico na sede do órgão. Enquanto durar a paralisação, somente uma equipe estará atuando na remoção de cadáveres em todo o estado. Serviços como emissão de documentos de identidade, necrópsia e perícia estão suspensos.
Na segunda-feira (17), os funcionários farão uma assembleia da categoria para definir se paralisarão os serviços por tempo indeterminado. Um indicativo de greve já está previsto para a próxima quinta-feira (20).
Médicos entram em greve na segunda-feira
Em assembleia realizada na última terça-feira (11), os médicos do estado decidiram pela paralisação dos atendimentos a partir da próxima segunda-feira (17).
A paralisação tem início com uma mobilização no dia 17, às 9h, em frente ao Walfredo Gurgel. Participam vários outros sindicatos da saúde que entendem que os servidores estaduais estão sendo lesados no direito de incorporar a insalubridade, uma vez que tiveram descontos para a previdência durante toda a sua vida funcional.
Participaram desta mesma assembleia representantes de outros sindicatos estaduais, como Sindsaúde, Soern, Sinttar, Sinfarn, Sinpol, Sinai e a Fundac. No encontro, o grupo discutiu a possibilidade de uma grande greve geral de todas as categorias afetadas pelo corte na gratificação de insalubridade e adicional noturno.