RN tem 188 casos suspeitos de microcefalia, divulga Ministério da Saúde

RN tem 188 casos suspeitos de microcefalia, divulga Ministério da Saúde

 

Informe epidemiológico divulgado revela aumento no número de casos suspeitos no Estado.

Wenderval Gomes, 

FD/Saúde
Em todo o Brasil, já foram notificados 49 óbitos por malformação congênita, quatro foram no Rio Grande do Norte.

 

De acordo com o mais recente informe epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (20) pelo Ministério da Saúde, o Rio Grande do Norte possui 188 casos suspeitos de microcefalia. Desses, 121 estão sendo investigados, 52 confirmados com exame de imagem de alteração típica e quatro com casos de amostra positiva para o vírus Zika.

Em todo o Brasil, já foram notificados 49 óbitos por malformação congênita. Destes, cinco foram confirmados para a relação com o vírus Zika, todos na região Nordeste, sendo um no Ceará e quatro no Rio Grande do Norte. O ministério descartou 282 registros da malformação.

Desde outubro do ano passado a notificação de microcefalia pelo sistema de saúde é obrigatória, em função do aumento inesperado da ocorrência da malformação devido ao vírus Zika. Nas duas primeiras semanas de 2016 foram notificados 728 casos suspeitos de microcefalia.

Segundo o diretor do Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, os sistemas de saúde dos estados estavam interpretando de forma diferente o protocolo para registro dos casos. Por isso, houve problemas para a confirmação.

O governo atualizou o protocolo para que as interpretações fossem unificadas. Dessa forma, Pernambuco, apresenta 1.306 casos suspeitos, 33% do total, sendo o que tem o maior número de registros. Em seguida está Paraíba, com 665 casos, Bahia, com 496 e o Ceará, com 216. O Rio Grande do Norte tem 188 casos.

* Com informações do Ministério da Saúde e Agência Brasil

 

 Tags: Microcefalia Rio Grande do Norte Saúde

 
whatsapp button