Radiologistas e Unimed tentam acordo para manter atendimento

Radiologistas e Unimed tentam acordo para manter atendimento

 Os médicos radiologistas do Rio Grande do Norte e a Unimed Natal estão em negociação para que os procedimentos realizados pela especialidade em convênio com a Unimed, a partir do dia 05 de maio, não sejam desativados. Em reunião realizada entre os médicos e a Unimed na manhã desta quarta-feira (29), não se chegou a um acordo. Segundo o Presidente da Sociedade de Radiologia do RN, Flávio Cunha, até segunda-feira (04), os médicos irão dizer um parecer final sobre a possível paralisação.

De acordo com o Flávio Cunha, os radiologistas trabalham com tamos com uma proposta que apresenta valores locais, baseadas em outras operadoras de saúde. “ Estamos fazendo de tudo para chegar em um consenso e assim não prejudicar população. Mas até agora não há acordo. Estamos há 11 anos sem reajuste, a defasagem é muito grande”, explicou.

Segundo o Presidente da Sociedade de Radiologia do RN, a Unimed não segue uma lista de hierarquização de procedimentos, pagando hoje valores muito baixos, bem inferiores ao que se paga em outros estados do nordeste.

Além disso, segundo Flávio, a prestadora desrespeita a Lei do Cooperativismo, pois diferencia as especialidades médicas, repassando valores mais altos pelos mesmo procedimentos para outras especialidades, como a cardiologia. “A diferença chega a 20% a mais pelo mesmo procedimento realizado pelo radiologista”, declara.

A Unimed Natal emitiu uma nota esclarecendo que os serviços não serão prejudicados caso ocorra a paralisação. Mas que eles estão trabalhando para que se chegue a um acordo. De acordo com o presidente da operadora em Natal, Antônio Araújo, os serviços de radiologia serão reforçados nas unidades que já prestam o serviços, no Hospital da Unimed e no Centro Clínico Pediátrico. “Estamos trabalhando em cima de um entendimento com os radiologistas. Se não houver, atendimento, garantimos que 140 mil beneficiários não serão prejudicados”, disse.

 

 

Matéria publicada na TN Online dia 29/04/2015.

whatsapp button