Parnamirim abraça campanha para doação de sangue

Parnamirim abraça campanha para doação de sangue

 

Nem a chuva desanimou os cidadãos a realizarem o gesto de solidariedade.

Da redação, Prefeitura de Parnamirim, 

Divulgação/Prefeitura de Parnamirim
O processo da doação é rápido e seguro e você ainda salva até quatro pessoas com apenas uma doação.

Solidariedade. Esta foi a justificativa dos parnamirinenses que saíram de casa na manhã desta quarta-feira (13) para doarem sangue numa campanha promovida pela Prefeitura e o Hemonorte, que garantiu a vida do caminhão coletor e ficará até as 17h de hoje, em frente à Central de Regulação de Exames, na avenida Tenente Medeiros incentivando a população a ser doadora.  

A parceria vai garantir a vinda do caminhão da Hemonorte todos os meses ao município e visa mobilizar a sociedade para a importância da doação. "Estamos convocando a população para comparecerem hoje e dia 27 para realizarem a doação.  Pois doar sangue é um compromisso social e, antes de tudo, um ato de amor, porque permite àqueles que precisam de sangue manterem-se vivos", afirma o secretário de Saúde, Henrique Costa. 

Para a assistente social do Hemonorte, Gorete Calixto é importante que a população seja voluntária nesse processo. "Nessa época de veraneio e festas a demanda sempre cai nos nossos hemocentros. Então é fundamental que a população se engaje e ajude quem necessite de sangue", disse. Gorete ainda frisou que a estimativa de coleta em Parnamirim é "sempre muito boa" e que deve preencher cerca de 200 bolsas, numa média de 450 ml de sangue cada.

Nem a chuva desanimou os parnamirinenses a doarem sangue. Seu José Noacir, de 53 anos, reside no bairro Boa Esperança e foi o primeiro a subir no caminhão coletor. "Já sou doador e me sinto realizado todas as vezes que realizo a doação, pois me coloco no lugar das pessoas que estão necessitando", frisou. 

Seu Carlos Alberto, de 66 anos, doou sangue pela terceira vez. "Acho muito importante. E seria interessante que quem pudesse doar ajudasse a salvar vidas", ressaltou o aposentado que reside no bairro Passagem de Areia. 

O processo da doação é rápido e seguro e você ainda salva até quatro pessoas com apenas uma doação. A quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador, a recuperação é imediata. Não esqueça que o Brasil vive intenso problema com a falta de doadores, e este fator coloca todos nós em situação preocupante. 

Segundo o Hemonorte, para doar sangue é preciso: ter entre 16 e 69 anos ( o candidato para doação de sangue com idade entre 16 e 17 anos necessitam de autorização e presença dos pais ( pai ou mãe) ou responsável legal, durante todo processo da doação de sangue); Ser saudável;  Pesar acima de 50kg; Repouso mínimo de 6 horas na noite anterior; Evitar alimentos gordurosos antes da doação; Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e apresentar um documento oficial com foto.

 Tags: Doação de sangue Hemonorte Parnamirim Saúde

whatsapp button