Número de casos suspeitos cresce 9,7% no RN

Número de casos suspeitos cresce 9,7% no RN

 O Ministério da Saúde divulgou, nesta terça-feira (5), o primeiro informe epidemiológico de 2016 sobre os casos suspeitos de microcefalia relacionada ao vírus Zika. O Rio Grande do Norte apresenta 169 ocorrências, sendo 11 óbitos suspeitos da doença, em 46 municípios potiguares. As informações são referentes aos dados até o dia 2 de janeiro. Em relação ao último boletim, divulgado na terça-feira (29), o crescimento no número de casos foi de 9,74%.



Ao todo, foram notificados 3.174 casos suspeitos da doença em recém-nascidos de 684 municípios de 21 unidades da Federação. Pela primeira vez,  está sendo analisado um caso no estado do Amazonas. No Brasil, estão em investigação 38 óbitos de bebês com microcefalia com suspeita relacionada ao vírus zika.



O Rio Grande do Norte é o segundo estado em número de mortes suspeitas e o quarto na lista de casos de microcefalia possivelmente relacionada ao zika. Pernambuco, o primeiro a identificar aumento de microcefalia, continua com o maior número de suspeitas (1.185), o que representa 37,33% do total registrado em todo o país. Em seguida, estão os estados da Paraíba (504), Bahia (312), Rio Grande do Norte (169), Sergipe (146), Ceará (134), Alagoas (139), Mato Grosso (123) e Rio de Janeiro (118).



Exames

Atualmente, a circulação do Zika é confirmada por meio de teste PCR, com a tecnologia de biologia molecular. A partir da confirmação em uma determinada localidade, os outros diagnósticos são feitos clinicamente, por avaliação médica dos sintomas.



O Ministério da Saúde capacitou mais 11 laboratórios públicos para realizar o diagnóstico de zika. Contando com as cinco unidades referência no Brasil para este tipo de exame, já são 16 centros com o conhecimento para realizar o teste. Nos dois próximos meses, a tecnologia será transferida para mais 11 laboratórios, somando 27 unidades preparadas para analisar 400 amostras por mês de casos suspeitos de Zika em todo o país.



Até o momento, estão com circulação autóctone do vírus zika 19 estados. São eles: Mato Grosso do Sul, Roraima, Amazonas, Pará, Rondônia, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.

whatsapp button