Número de casos de microcefalia não cresceu no RN

Número de casos de microcefalia não cresceu no RN

 O Ministério da Saúde divulgou ontem o último boletim epidemiológico do ano sobre microcefalia. Os dados foram compilados até o dia 26 de dezembro. Até o momento, foram notificados 2.975 casos suspeitos da doença em recém-nascidos de 656 municípios de 20 estados brasileiros. Apesar do crescimento de casos de bebês nascidos com microcefalia em todo o país, no Rio Grande do Norte, o número de casos estacionou em 154 até ontem. Também estão sendo investigados 40 óbitos suspeitos de microcefalia relacionados ao vírus Zika, dos quais dez no RN.

O maior número de registros continua em Pernambuco – 1.153 -, o que representa 38,76% de todas as notificações. O estado pernambucano foi o primeiro a identificar aumento de microcefalia no país. Em seguida, estão os estados da Paraíba (476), Bahia (271), RN (154), Sergipe (146), Ceará (134), Alagoas (129), Maranhão (94) e Piauí (51). 



Em novembro, o Ministério da Saúde declarou Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional para dar maior agilidade às investigações, que estão sendo realizadas de forma integrada com as secretarias estaduais e municipais de saúde.  Ontem (29), a Sesap instalou a Sala de Situação para monitorar focos do Aedes aegypt na capital potiguar. O serviço tem a participação de outros órgãos da administração pública.

whatsapp button