MS analisará pedido para correção da tabela SUS

MS analisará pedido para correção da tabela SUS

 Publicação: 2015-10-28 00:00:00 | Comentários: 0

A+A-
 
O ministro da Saúde, Marcelo Castro, determinou à sua assessoria que agilize a análise das reivindicações de correção da tabela SUS feitas por representantes dos profissionais de saúde que tratam de pacientes renais e transplantados, e de entidades de diálise e transplantes. 



A situação da nefrologia brasileira foi tema de audiência ontem (27), no Ministério da Saúde, e os representantes do setor alertaram sobre o risco de insolvência que pode atingir as empresas que oferecem este serviço. De acordo com o proprietário de uma clínica em Natal, o nefrologista José Euber Pereira Soares, a defasagem no preço das sessões já chegam a 40%, considerando inflação e alta do dólar. O senador Garibaldi Filho que articulou a audiência, destacou que, mesmo expondo à comitiva, a real situação orçamentária da pasta, o ministro reconheceu a importância do pedido e assegurou que sua equipe vai procurar o mais rapidamente possível uma solução para o problema. 



“Os setores ligados à nefrologia brasileira não estão exigindo aumento no que o SUS paga como remuneração para os procedimentos das terapias renais, eles estão reivindicando a correção monetária destes valores”, afirmou. No Rio Grande do Norte, há 2,2 mil pacientes renais crônicos que fazem sessões de hemodiálise em oito clinicas espalhadas pelo Estado.



Além do ministro Marcelo Castro e do senador Garibaldi Filho, participaram da reunião o presidente da Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplantes (ABCDT), Hélio Vida Cassi; o assessor político da entidade, o potiguar José Euber Pereira Soares; a presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia, Carmen Tzanno; e o presidente da Federação Nacional das Associações de Pacientes Renais e Transplantados do Brasil, Renato Padilha.  
whatsapp button