Medicina em Caicó tem a maior nota de corte no RN

Medicina em Caicó tem a maior nota de corte no RN

 As primeiras notas de corte do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estão disponíveis para consulta dos alunos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado. É possível acessar pela internet a nota mínima necessária para passar em cada um dos cursos oferecidos pelo sistema.

 
Como já ocorreu em 2015, o curso de Medicina do campus de Caicó da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) aparece novamente entre as maiores notas de corte do país. Para fazer o curso na instituição, o estudante precisava, até ontem, ter atingido a média de 881,40 pontos. Apenas o curso de Medicina no campus de Barreiras da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) possuía uma média superior, com nota de corte 888,35 pontos.
 
Um dos motivos para que o campus de Caicó possuía notas de corte tão altas é o acréscimo à pontuação dos estudantes daquela região do estado, que ganham bonificação por argumento de inclusão regional. Esse mecanismo, adotado pela UFRN desde 2013, aumenta em 20% a nota final do aluno.
 
Entre as universidades potiguares, o curso de Direito da UFRN, no campus de Caicó, é o segundo com a maior nota mínima exigida, chegando a 819,37 pontos. Em seguida aparecem os cursos de Medicina na UFRN em Natal (767,85) e na Universidade Estadual do RN (UERN) em Mossoró (765,46), além de Psicologia na UFRN de Santa Cruz (760,96) e Ciências Contábeis na UFRN de Caicó (742,69).
 
O Sisu seleciona participantes do Enem para vagas em instituições públicas de ensino superior. As inscrições começaram ontem (11) e podem ser feitas até quinta-feira (14), no site do Sisu.
 
Diariamente, o Ministério da Educação (MEC) divulga, também no portal do Sisu, a nota de corte, que é a menor para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados para o curso. A nota é calculada com base no número de vagas disponíveis e no total de candidatos inscritos para aquele curso.
 
O candidato que já fez a inscrição poderá consultar, até o dia 14, a própria classificação parcial na opção do curso escolhida. Ontem, o MEC informou que mais de 974 mil já haviam feito a inscrição no sistema.
 
O MEC alerta que essas informações devem servir apenas de referência para ajudar o participante no monitoramento da inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga.
 
Nesta edição, o programa oferece 11.204 mil vagas em instituições públicas de educação superior no Rio Grande do Norte. No Brasil, o Sisu disponibiliza mais de 228 mil vagas. Pode se inscrever o estudante que participou da edição de 2015 do Enem e obteve nota acima de 0 na prova de redação. É necessário informar o número de inscrição e a senha usados no exame.
 
O resultado da chamada regular será divulgado no dia 18 de janeiro. Os selecionados deverão fazer a matrícula na instituição nos dias 22, 25 e 26 de janeiro.  
 
Quem não foi selecionado ou foi selecionado apenas para sua segunda opção de curso pode aderir à lista de espera que estará disponível na página do Sisu na internet de 18 a 29 de janeiro.
 
whatsapp button