Leide Morais é referência em parto humanizado

Leide Morais é referência em parto humanizado

 Reaberta no dia 8 de março de 2015, a Maternidade Leide Morais virou referência em Natal no que diz respeito ao parto e atendimento humanizados, além do cuidado e da saúde da mulher. A maternidade, localizada na Zona Norte de Natal, no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana e, em seu décimo mês de funcionamento, já realizou mais de 2 mil partos, sendo 65% desses partos normais.

CedidaCom 23 leitos, a maternidade dá assistência às mulheres antes, durante e depois do partoCom 23 leitos, a maternidade dá assistência às mulheres antes, durante e depois do parto



Com 23 leitos em funcionamento, a maternidade se destaca pelo serviço PPP, Pré Parto Puerpério, que oferece assistência e atendimento às mulheres antes, durante e depois do parto, garantindo um atendimento personalizado e humanizado, além de contar com um centro cirúrgico de duas salas e 16 suítes de parto.



“A ideia do serviço PPP é permitir que a mulher possa começar ainda na suíte a fazer exercícios com a bola para ajudar no trabalho de parto, podendo estar sempre acompanhada pelo pai da criança ou algum acompanhante acima de 18 anos, como é seu direito, além de uma doula”, disse Dhebora Viana, administradora de Recursos Humanos da Maternidade.



Ao todo, foram quase 80 mil procedimentos realizados na maternidade desde sua reabertura, dentre partos normais e cesáreos (2 mil), curetagem uterina (235), teste do pezinho (346), vacinas iniciais (4 mil), ultrassonografia (3 mil), e atividades educativas relativas ao aleitamento (4 mil), além de exames, atendimentos de serviço social e avaliação fonoaudiológica.



“Avaliamos 2015 como um ano muito positivo de funcionamento da Maternidade, e estamos sempre buscando ouvir pacientes para poder melhorar. O equipamento moderno aliado ao serviço humanizado refletem positivamente na avaliação feita pelas pacientes”, completou Dhebora.



O equipamento moderno da Maternidade também possibilita a realização de procedimentos avançados como o Ultrassom Doppler, que permite observar o útero materno de forma colorida e acústica, e a Aspiração Manual Intra Uterina, procedimento indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o mais seguro para esvaziamento uterino.



O impacto da Maternidade na comunidade se estende para além dos serviços médicos prestados. No começo de 2016, na tentativa de incentivar e ampliar a formação capacitada de doulas, mulheres que cuidam e ajudam outras mulheres transmitindo confiança durante o parto, a Maternidade está oferecendo um curso de formação em doulas comunitárias, nos dias 21 e 22 de janeiro, a ser realizado na própria maternidade.



A doula atua voluntariamente e os requisitos para participar do curso de formação são ser mulher acima de 18 anos, com disponibilidade semanal e preferencialmente morando próxima à Maternidade. “A presença das doulas nas salas de parto ainda é pequena. Acreditamos que um dos motivos seja justamente a falta de pessoas capacitadas vivendo próximas a maternidade que possam estar auxiliando neste momento. O curso de formação vem justamente no intuito de incentivar a prática, oferecendo cada vez mais apoio psicológico e segurança às mulheres durante o parto", afirma Dhebora.  

whatsapp button