Inauguração do Hospital de Natal é marcada por empurra-empurra e desorganização

Inauguração do Hospital de Natal é marcada por empurra-empurra e desorganização

 Por Redação

 
Imprensa é barrada no momento da visita de ministro a Hospital (Foto: Ana Amaral)
Imprensa é barrada no momento da visita de ministro a Hospital (Foto: Ana Amaral)

Inaugurado nesta sexta-feira (18), o Hospital Municipal de Natal terá custo mensal na ordem de R$ 2,2 milhões. A informação é do secretário de Saúde Luiz Roberto Fonseca. Segundo ele, os custos serão divididos entre o município que vai entrar com R$ 1,2 milhões e o governo federal que custeará o valor restante.

De acordo com Luiz Roberto, o hospital não acarretará em custos adicionais para os cofres do município. Ele explica que o valor gasto com a manutenção é o mesmo utilizado para manter o pronto-socorro infantil Sandra Celeste e o Hospital dos Pescadores, que passarão a funcionar nas dependências do novo hospital.

O hospital já abriu portas para a pediatria. O atendimento adulto começará na segunda-feira (21), com a transferência dos 22 pacientes internados no Hospital dos Pescadores. Para o Hospital, estão previstas 500 internações por mês e em média 23 mil atendimentos/mês, inclusive com alta e média complexidade. No Hospital Municipal de Natal tem 80 leitos, com capacidade de expansão para 100, sendo 10 de Terapia Intensiva, cinco de psiquiatria, oito de pediatria clínica, 35 de clínica médica e 22 de clínica cirúrgica.

A unidade hospitalar contará com atendimento em ortopedia clínica e pronto atendimento adulto e infantil, todos no sistema 24 horas. Serão realizadas cirurgias eletivas nas áreas de cirurgia geral, ortopedia e urologia e concentrará os atendimentos que hoje são realizados no Pronto Atendimento Infantil Sandra Celeste e o Hospital dos Pescadores. Cerca de 340 funcionários serão deslocados para o Hospital, sendo uma parte deles transferido do Hospital Infantil Sandra Celeste, outra do Hospital dos Pescadores e os demais vindos de contratação seletiva.

 

Desorganização 

A inauguração foi marcada pela desorganização. Os cerimoniais da Prefeitura, do ministro Marcelo castro e os assessores de políticos presentes “bateram cabeça”. A imprensa foi barrada na entrada do Hospital no momento da chegada do ministro. O tumulto foi tão grande que o secretário estadual de Saúde, Ricardo Lagreca, quase não conseguiu adentrar ao local. Apesar de o Hospital ter sido equipado para ser referência no estado, as gafes dos organizadores na inauguração deixaram a primeira impressão da unidade comprometida.

Presenças

Participaram do evento, além do prefeito Carlos Eduardo (PDT), do ministro Marcelo Castro e dos secretários Luiz Roberto e Lagreca, o ministro Henrique Alves (PMDB), os senadores Garibaldi Filho (PMDB) e Fátima Bezerra (PT), deputados federais, estaduais e vereadores.

 

Atualizado em 18 de dezembro às 18:02

whatsapp button