Com o objetivo de melhorar a qualidade da assistência, o Hospital Giselda Trigueiro (HGT) passará a funcionar com porta regulada a partir da próxima segunda-feira (18). Referência em doenças infectocontagiosas, o HGT receberá apenas pacientes regulados, de modo a atender somente demandas condizentes com seu perfil.
A regulação do fluxo dos pacientes será feita pelo Complexo Estadual de Regulação, que funciona na sede da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Assim, o paciente, ao invés de se dirigir diretamente ao Giselda Trigueiro, deve procurar atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima, onde passará por uma avaliação médica, que definirá a necessidade de ser ou não encaminhado para o HGT, conforme o perfil hospitalar.
Segundo a diretora médica do Giselda Trigueiro, Célia Pereira, “dessa forma será possível oferecer à população um serviço de maior qualidade e resolutividade”.
Ela explicou que a medida foi tomada com base na pactuação entre a Sesap e a Secretaria de Saúde de Natal, existente desde 1º de janeiro de 2014. Desde então, os processos de descentralização das profilaxias antirrábica e antitetânica evoluíram, assim como a construção de linhas de cuidado no âmbito do hospital e das secretarias municipais de saúde.
A recente inauguração do Hospital Municipal de Natal, a implantação e funcionamento das UPAs de Pajuçara e Cidade da Esperança, além de outras UPAs em fase de construção (Potengi e Cidade Satélite) darão suporte à efetivação da regulação do HGT.