Homem agride médico de Tibau do Sul e vídeo da agressão viraliza nas redes sociais.

Homem agride médico de Tibau do Sul e vídeo da agressão viraliza nas redes sociais.

 

Caso aconteceu na última sexta-feira, agressor foi detido, mas foi liberado logo em seguida pela polícia.

Rafael Araújo, 

Reprodução
Agressor e o pai dele tentaram se retratar através de notas publicadas nas redes sociais.

Um médico plantonista da Unidade Mista de Saúde de Tibau do Sul, no litoral Sul do Estado foi agredido na noite desta sexta-feira (4) por um paciente. Segundo o comandante do Pelotão Destacado de Tibau do Sul, Tenente Daniel, o homem agrediu o médico após se exaltar devido à demora a ser atendido. Um vídeo da agressão foi gravado e circulou nas redes sociais durante o fim de semana.

De acordo com o oficial, o agressor foi detido, mas logo foi liberado pela polícia. “Neste caso a pessoa não fica presa em flagrante, é feito um termo circunstanciado de ocorrência (TCO) e a partir daí o acusado já saí com uma audiência previa no judiciário, que neste caso será realizada pela Comarca de Goianinha”, afirma o tenente.

O homem foi autuado pelos crimes de lesão corporal e desacato ao servido público. O crime de desacato está previsto no artigo 331 e prevê pena de detenção de seis meses a dois anos ou multa. Já no caso de lesão corporal, a detenção prevista é de três meses há um ano. Por isso, após ser encaminhado a delegacia, o agressor foi liberado pela polícia.

Ainda de acordo com o tenente Daniel, o paciente chegou à unidade visivelmente alterado e com um ferimento na cabeça, e, segundo relato de pessoas que trabalham no local, o homem queria que o médico plantonista realizasse o seu atendimento antes mesmo de terminar o de outro paciente.

medico-mm“Ele esmurrou a parede da sala do médico e exigiu que fosse atendido logo, daí o plantonista saiu e pediu a ele que esperasse, pois estava realizando outro atendimento. Diante da negativa do médico, o homem partiu para agressão”, revelou o policial. O agressor foi identificado como Guilherme Mendes e o médico como Antônio Andrade. O caso gerou revolta nas redes sociais e o vídeo da agressão foi viralizado.

Após o caso, o pai do agressor e oftalmologista, Marco Rey divulgou uma nota sobre o acontecido. 

Confira na integra:

"Eu estava em S Paulo no Congresso da USP, onde tive agenda durante toda a sexta-feira e sábado. Soube de tudo hoje pela manhã.

Conversei longamente com Guilherme. Ele está extremamente arrependido do que fez e assume integralmente a responsabilidade e consequências de seu ato, desnecessário contra um Medico que estava cumprindo seu dever profissional em uma sexta-feira à noite, quando a maioria das pessoas está se divertindo.

Guilherme é profissional formado, cidadão responsável e vai assumir toda a responsabilidade pelo ato.

Gostaria de esclarecer que ele nunca fez artes marciais e seu esporte foi natação e futebol. Como pai, Médico e amigo de vocês me sinto evidentemente constrangido com toda essa situação, principalmente por que vejo muito claramente o lado do colega agredido.

Gostaria de lhe pedir desculpas, mas acho que só o tempo vai apagar esse triste episódio.

Além da nota divulgada pelo pai, o agressor também tentou se retratar através de palavras. 

Veja abaixo:

Na sexta-feira, 4 de dezembro, no município de Tibau do Sul, me dirigi ao posto de saúde para receber atendimento devido a um acidente que acabara de sofrer. Nervoso e numa ação impensada, cometi um ato de agressão ao Dr. Antônio Andrade.

Peço desculpas aos profissionais do Posto de Saúde, à Classe Médica, à sociedade e, especialmente, ao Dr. Antônio Andrade e todos os seus familiares por minha atitude.

Peço desculpas, também, aos meus pais, minha esposa, meus irmãos, familiares, amigos e, especialmente, às minhas filhas, que estão sofrendo com tudo isso e, injustamente, sendo responsabilizadas pelo meu ato.

Não tenho como fazer o tempo voltar atrás para apagar e evitar meu ato.

Esclareço ainda, que sou residente e domiciliado em Natal, onde exerço minhas atividades profissionais, me encontro na cidade, bem como que nunca treinei qualquer esporte ligado às artes marciais.

Finalizo externando meu mais profundo respeito por toda classe médica, da qual meu pai faz parte e nela construiu toda sua vida, como também meus irmãos, cunhado e sogro. Reforço minhas desculpas ao Dr. Antônio Andrade.

Ressalto, por fim, que estou ciente da consequência do meu ato e estou à disposição para todos os esclarecimentos necessários.

Prefeitura de Tibual do Sul também se manifestou sobre o caso por meio de nota. No texto a gestão repudia  a agressão sofrida pelo médico plantonista. O prefeito Valdenício Costa informa que estará acompanhando todo desenrolar destes fatos junto a Delegacia de Polícia Civil.

Confira a nota da prefeitura:

A Prefeitura Municipal de Tibau do Sul, em nome do Prefeito Valdenício Costa, da secretária de Saúde, Leide Costa, e em nome de todos que fazem a administração, vem a público manifestar veemente REPÚDIO ao ato covarde e insano cometido por Guilherme Mendes Faria que agrediu fisicamente, na última sexta-feira (04/12), o médico plantonista Antônio Andrade em exercício de suas funções na Unidade Mista de Saúde do município. Na ocasião, Guilherme não respeitou o acolhimento com classificação de risco que é realizada no pronto-atendimento da Unidade de Saúde.

O agressor Guilherme chegou na unidade e exigia atendimento imediato e por isso ficou incontrolavelmente perturbado e agressivo. Gritava e esmurrava a parede da Unidade de Saúde. O médico de plantão, incomodou-se com aquela gritaria, interrompeu um pequeno procedimento que estava realizando e saiu para tentar explicar ao paciente que ele iria ter de esperar mais um pouco e pediu que o mesmo se acalmasse. Guilherme num ato covarde chutou, esmurrou e se agarrou ao médico, já no chão. Acompanhantes tentaram detê-lo.

A Polícia Militar fora chamada e Guilherme Mendes Faria foi conduzido à Delegacia de plantão do Agreste, onde foi lavrado o termo circunstanciado de Ocorrência. Guilherme foi autuado por desacato e lesão corporal. Os autos agora serão encaminhados ao Judiciário.

O prefeito Valdenício Costa e a secretária de Saúde, Leide Costa, REPUDIAM qualquer ato de violência. O prefeito e a secretária ficaram indignados com o ocorrido e se solidarizam com o médico Antônio Andrade que presta serviço no município de Tibau do Sul, com todo o seu profissionalismo, desde março 2014. O prefeito e a secretária estiveram na tarde deste último sábado (05/12) com o médico e disponibilizaram todo o apoio necessário.

A Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Tibau do Sul, Norma Lilian Fagundes de Lima, também apresenta Nota de Repúdio a atitude praticada por Guilherme.

O prefeito Valdenício informa que estará acompanhando todo desenrolar destes fatos junto a Delegacia de Polícia Civil. “Esperamos que o caso seja resolvido o mais breve possível e que esse indivíduo descontrolado venha a ser punido por tal ato covarde. Infelizmente,circula a informação de que o mesmo esteja de viagem para fora do país. Não podemos permitir que atitudes como essa fiquem impunes, de jeito nenhum, pois toda a sociedade de Tibau do Sul clama por uma resposta a altura da justiça”, falou.

Prefeito Valdenício José da Costa
Tibau do Sul, 06-12-2015

 Tags: Agressão Agride Homem Médico Polícia Rio Grande do Norte Tibau do Sul Vídeo

whatsapp button