Governo do RN articula ações integradas para combate ao mosquito Aedes Aegypti

Governo do RN articula ações integradas para combate ao mosquito Aedes Aegypti

 

Um dos principais objetivos da força-tarefa é reduzir o índice de infestação do Aedes Aegypti para menos de 1% em todos os municípios do Estado

 


Por Redação

 

Reunião realizada na tarde desta quinta-feira (17), no Gabinete Civil, com representantes de diversas secretarias estaduais, tratou sobre as ações integradas que deverão ser realizadas no Rio Grande do Norte para intensificar o combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor das doenças dengue, chikungunya e zika.

(Foto: Wellington Rocha/PortalNoAr)
Ricardo Lagreca, secretário de Saúde (Foto: Wellington Rocha/PortalNoAr)

Sob a coordenação da Defesa Civil, as ações seguirão diretrizes do Plano Nacional de enfrentamento à Microcefalia, divulgado este mês pelo Governo Federal. Conjuntamente, as secretarias articulam ações integradas, no âmbito estadual, para mobilização da população no combate ao mosquito. Estas ações serão definidas até o próximo dia 22 de dezembro, em nova reunião, onde será elaborado o plano estadual de ação.

Um dos principais objetivos da força-tarefa é reduzir o índice de infestação do Aedes Aegypti para menos de 1% em todos os municípios do Estado. O Plano Nacional também prevê a intensificação da campanha de combate ao mosquito no período entre dezembro de 2015 e junho de 2016, bem como a inspeção de todos os domicílios e instalações públicas e privadas urbanas até 31 de janeiro de 2016.

Também será criado um Sistema de Coordenação e Controle, para intensificar as ações de mobilização e combate ao mosquito, através da articulação de diferentes órgãos, definição de estratégias para redução da força de transmissão das doenças e monitorar o controle do vetor e de seus criadouros.

Segundo o Coordenador da Defesa Civil Estadual, Elizeu Dantas, essas ações conjuntas terão uma melhor resposta no combate às doenças causadas pelo mosquito. “Reduzir o tempo-resposta. Esse é o nosso principal objetivo neste momento. E isso só será possível com um planejamento consolidado, onde cada secretaria terá o seu papel com intuito de mobilizar a comunidade e combater o mosquito”.

Para o Secretário de Saúde, Ricardo Lagreca, diante da complexidade das doenças causadas pelo mosquito, integrar as ações é absolutamente necessário. “Essa articulação irá, com certeza, facilitar todas as atividades que já estão em andamento pela secretaria de saúde, como a notificação das doenças e a divulgação dos protocolos de ação e prevenção. Também devemos executar uma ação para o acompanhamento das gestantes”.

A reunião contou, ainda, com a participação da Secretária-chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha; da Secretária de Comunicação, Juliska Azevedo; da Secretária de Segurança, Kalina Leite; do subsecretário da Educação, Domingos Sávio; do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Otto Ricardo e do chefe de Operações da Polícia Militar na Capital, major Alarico Azevedo. Também estiveram presentes diversos servidores ligados à coordenadoria de promoção à saúde e da subcordenadoria de vigilância epidemiológica.

 

Atualizado em 18 de dezembro às 18:36

whatsapp button