Declarados abertamente à favor do impeachment da presidente Dilma Rousself (PT), a categoria dos médicos de Natal espera ter um melhor diálogo com a subida de Michel Temer (PMDB) ao posto mais elevado do Palácio do Planalto.
Para o presidente do Sindicato dos Médicos (Sinmed), Geraldo Ferreira, “a saúde estava sendo colocada, no governo do PT, como uma promoção de marketing mentirosa, centrando a responsabilidade nas mãos só dos médicos”. Porém, com a subida de Temer, a categoria espera ampliar as discussões de melhorias na saúde do país.
“Não vimos em nenhum momento melhoras no quesito saúde. O governo do PT centralizou a responsabilidade da saúde, somente nas nossas mãos, mas só podemos fazer um bom trabalho se houver estrutura. Com esse novo governo, dependendo das medidas adotadas por ele, podemos ver o que pode ser feito”, disse.
Ainda de acordo com o presidente do Sinmed, a categoria também espera que o peemedebista possa dirigir melhor os recursos para ampliar a gestão das políticas de saúde no país, além de reavaliar o problema do programa “Mais Médicos”, ampliando para uma melhor valorização dos profissionais brasileiros e analisar a abertura de novos cursos de Medicina.
“É preciso rever alguns pontos, como o Programa Mais Médicos que, traz profissionais de fora, quando na verdade, se deveria fazer concursos e incentivar o trabalho desses profissionais, já que não adianta ter Médico se não tem estrutura para receber os profissionais. Fora isso, devem ser analisando a criação dos novos cursos de Medicina. É preciso ver se esses cursos tem a qualidade necessária pra formar novos profissionais.”, finalizou.