Sindicatos da saúde realizam grande manifestação conjunta nesta terça-feira (16)

15/09/2025

Sindicatos da saúde realizam grande manifestação conjunta nesta terça-feira (16)

15/09/2025

Sindicatos da saúde realizam grande manifestação conjunta nesta terça-feira (16)

O Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed RN) e demais entidades representativas da área da saúde promovem, nesta terça-feira, 16 de setembro, uma grande mobilização conjunta em Natal. A concentração acontece a partir das 9h, na sede do Sinmed RN, com caminhada marcada para as 10h em direção à Prefeitura Municipal, onde será realizado um ato público.

Na ocasião, o Sinmed RN convoca médicos estatutários do município de Natal, médicos cooperados da Coopmed e profissionais terceirizados que atuam nas UPAs, UBSs, hospitais e maternidades da Prefeitura de Natal a paralisarem suas atividades por 24 horas e participarem ativamente do movimento.

A manifestação tem como tema “A morte da saúde de Natal” e visa chamar a atenção das autoridades e da população para a grave crise enfrentada pela saúde pública do município, iniciada após as novas empresas, Justiz e Proseg, assumirem os serviços médicos das UBSs e UPAs de Natal. Antes disso, o atendimento era prestado pela Cooperativa Médica do RN.

Após a mudança na gestão dos serviços, a rede municipal de saúde passou a enfrentar diversos problemas, como escalas médicas desfalcadas nas UPAs, interrupção no funcionamento de ambulatórios, suspensão de cirurgias eletivas e, em um caso alarmante, três óbitos registrados no Hospital dos Pescadores em um intervalo de apenas dois dias.

Entre as principais pautas da mobilização estão: a realização de concurso público; fim das terceirizações irregulares e combate à corrupção na saúde e o retorno das negociações com o município.

Participam da mobilização o Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed RN), Sindicato dos Odontologistas do RN (SOERN), Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Saúde do RN (Sindsaúde RN), Sindicato dos Farmacêuticos do RN (SINFARN), Sindicato dos Enfermeiros do Estado do RN (SINDERN) e a Associação Potiguar de Aposentados e Pensionistas da Saúde do RN (APAS).

O ato representa a união das categorias da saúde na luta contra as terceirizações irregulares na saúde, em defesa da valorização profissional e do respeito à população usuária do sistema público de saúde.

whatsapp button