Visita de fiscalização do Sinmed ao SVO Natal constata problemas estruturais e falta de profissionais

11/09/2024

Visita de fiscalização do Sinmed ao SVO Natal constata problemas estruturais e falta de profissionais

11/09/2024

Visita de fiscalização do Sinmed ao SVO Natal constata problemas estruturais e falta de profissionais

O Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed RN) visitou nesta quarta-feira (11) as instalações do Serviço de Verificação de Óbito (SVO) para averiguar as denúncias feitas pelos médicos patologistas que trabalham no local. Os profissionais alegaram sobrecarga de trabalho devido à carência de Recursos Humanos, além de enfrentar condições estruturais precárias.

Durante a inspeção, o presidente do Sinmed RN se reuniu com a diretoria da unidade para discutir as reivindicações, que vão desde a falta de profissionais para complementar as escalas, até os problemas estruturais que dificultam a execução do trabalho.

“A principal reivindicação dos médicos diz respeito a sobrecarga de trabalho. Com apenas quatro profissionais dividindo os plantões, questões como férias e até mesmo licenças médicas ficam prejudicadas, além do acúmulo de funções que tem gerado estresse e exaustão”, explica Geraldo Ferreira, presidente do Sinmed RN.

De acordo com a direção do SVO, algumas das questões levantadas pelos médicos já estão sendo resolvidas, como a instalação de novos ares-condicionados e solicitação de outros equipamentos necessários.

A diretoria do SVO confirmou que a falta de profissionais em diversos setores é um problema que realmente precisa de resolução e informou que foi solicitada a abertura de vagas para novos patologistas no concurso da Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (SESAP), previsto para janeiro de 2025.

O sindicato solicitou à direção um detalhamento dos requerimentos de equipamentos e profissionais que estão em falta no SVO para que, com base nas informações fornecidas, possa emitir ofícios para a SESAP, solicitando melhorias na estrutura e nas condições de trabalho. O Sinmed continuará acompanhando de perto a situação e buscará medidas para garantir que as demandas dos profissionais sejam atendidas.

whatsapp button