UTI pediátrica pode parar por falta de médicos

UTI pediátrica pode parar por falta de médicos

UTI pediátrica pode parar por falta de médicos

A UTI pediátrica do Hospital Maria Alice Fernandes está com dificuldades no número de profissionais para fechar a escala de plantão. No mês de junho havia um plantão descoberto, que já foi resolvido e no mês de julho há 8 plantões necessitando de cobertura.

Visitamos o hospital que se encontra abastecido e em boas condições estruturais. Tem 96 leitos, atende entre o pronto-socorro e as cirurgias em torno de 380 pacientes por mês. Tem 10 leitos de UTI pediátrica, 10 de UTI neonatal e 7 leitos de paciente em ventilação de longa permanência, causadas por patologias neurológicas ou hipóxia.

A falta de profissionais na UTI pediátrica se deve a uma queda no valor do plantão, aos atrasos nos pagamentos pelo Estado, à saída de alguns médicos para outros serviços ou por afastamentos pessoais e à procura por esses profissionais pelos hospitais públicos ou privados da zona leste de Natal.

A Cooperativa Médica responsável por 90% dos médicos que atuam na Unidade garantiu que conseguirá repor os profissionais. O Sinmed encaminhou ofício à Sesap alertando para o risco de falta de profissionais e cobrando providências para melhorar atratividade de profissionais para o serviço.

Dr. Geraldo Ferreira – Presidente do Sinmed RN

whatsapp button