24/04/2024
24/04/2024
As negociações para aumento salarial junto ao Estado transcorrem com imensas dificuldades. Inicialmente foi colocado pelo Secretário Pedro Lopes a impossibilidade de qualquer aumento este ano. A pressão dos servidores tem feito as negociações continuarem, mas os resultados ainda são incertos. Dito isso:
1.O Sindicato dos Médicos pressiona para ter o aumento salarial, mesmo frente a dificuldade de diálogo com a Secretaria de Saúde, insensível às demandas da categoria.
2. Paralelo ao aumento salarial, o Sindicato trabalha para a implantação da diferença interníveis dos salários que deveria estar em três por cento, o que representa uma melhora nos salários ao longo da carreira, mas até hoje, depois de negociações conduzidas pelo Sindicato e aprovadas em assembleias, passou para 2% e posteriormente para 2,5%.
3.Essa diferença percentual interníveis de 3% é um direito garantido pela lei, mas que com a mudança de Secretário em 2023, a Sesap ainda não implantou.
4.A negociação está sendo conduzida com cautela para que as coisas não se misturem e para que o governo não dê o aumento às outras categorias e conceda apenas esse nosso direito, como se fosse um avanço salarial, deixando de fora os médicos do aumento geral.
5. Um grupo de médicos possivelmente bem intencionados, mas totalmente alheios e desinformados das negociações, fez reunião paralela com um deputado, à revelia do Sindicato, com encaminhamentos que podem prejudicar a nossa busca de um reajuste salarial.
6. Toda ajuda em qualquer negociação é bem-vinda, mas o desconhecimento de como vêm sendo conduzidas as negociações, aliadas à imaturidade e inexperiência de quem não participa das assembleias e discussões, podem dificultar ou mesmo inviabilizar os ganhos que o Sinmed procura.
7. O Sindicato alerta que todas as negociações estão encaminhadas, parte em conjunto com todos os Servidores e parte contemplando questões específicas da categoria médica, e qualquer negociação paralela, longe de ajudar, pode comprometer os resultados de nossa luta.
Natal, 24 de abril de 2024
Dr. Geraldo Ferreira – Pres. Sinmed RN