28/07/2023
28/07/2023
Médicos das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, prestadores de serviços através da Cooperativa Médica do Rio Grande do Norte (Coopmed/RN), em unidades hospitalares como: Hospital Santa Catarina, Maternidade Leide Morais, Hospital Nivaldo Júnior, Policlínicas, Hospital de Macaíba, Walfredo Gurgel, SAMU Natal, UPAs e UBS, se reuniram em assembleia com o Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed RN) nesta sexta-feira (28) para orientação e encaminhamentos quanto ao atraso salarial de 6 meses.
A situação tem gerado uma insatisfação da categoria que alegou que várias tentativas de negociação foram encaminhadas através da Coopmed, mas efetivamente não alcançaram os resultados.
Em razão disso, em assembleia, os médicos decidiram comunicar as secretarias Estadual e Municipal que paralisarão os seus atendimentos a partir do dia 8 de agosto, fazendo uma série de manifestações motivadas pela total inadimplência, já que ultrapassa 90 dias de atraso, alcançando em alguns setores 6 meses.
Ainda durante a assembleia houve notícias de um possível acordo da Coopmed, com previsão de pagamentos dos meses de fevereiro, março de abril. O Sinmed RN enviará ofício à Coopmed e às secretarias solicitando informações sobre o calendário de pagamento.
Uma nova assembleia de avaliação será realizada antes do dia 8, e caso se confirmem os pagamentos, a paralisação poderá ser reavaliada.