14/11/2022
14/11/2022
O Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed RN) recebeu nesta segunda-feira um grupo de líderes de comunidades, representando os moradores do bairro Pajuçara, que procuraram o sindicato para pedir ajuda quanto ao fechamento da ala pediátrica da UPA Pajuçara, localizada na zona norte de Natal.
O fechamento da ala foi anunciado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ainda no mês de outubro e as atividades foram encerradas a partir de 1º de novembro. De acordo com a SMS, a principal motivação é a dificuldade de preenchimento das ecalas de pediatria e, como solução, os atendimentos seriam transferidos para a UPA Potengi, também na zona norte de Natal.
A mudança tem prejudicado pacientes que faziam tratamento na unidade e afeta também casos de emergência. As principais queixas da população é a dificuldade de delocamento até o bairro Potengi, além da superlotação da unidade, uma vez que passa a receber uma demanda maior de pacientes.
O vice-presidente do Sinmed RN, Francisco das Chagas, recebeu os líderes das comunidades e se comprometeu em fazer uma visita até a unidade para entender melhor a situação. O Sinmed RN também fará cobranças a Secretaria Municipal de Saúde e vai acompanhar o caso.