19/05/2014
19/05/2014
O Hospital Santa Catarina pode fechar as portas do atendimento de emergência pela falta de profissionais nas escalas dos quadros de Clínica Médica e Cirurgia Geral. A informação foi revelada pelo médico Sebastião Paulino, através de uma rede social.
"É preciso tomar medidas de caráter emergencial para completar a escala de profissionais médicos. Depois do dia 25, não haverá profissionais", escreveu o médico.
O Santa Catarina é considerado o segundo maior hospital do estado no atendimento de urgência e emergência a pacientes. É também o maior hospital de urgência da Zona Norte de Natal. "A Zona Norte de Natal não pode ficar sem o seu maior atendimento de urgência e emergência", afirma Paulino.
O mesmo hospital já deixou de atender a Ortopedia em 2003 e a Pediatria no início deste ano. "Não basta ter perdido a Ortopedia em 2003 e a Pediatria no início deste ano… Agora corre o risco de fechar plenamente", disse.
O médico alerta para a falta de profissionais que pode prejudicar os atendimentos. "Reitero que caso as escalas de Cirurgia e clínica Médicas não cheguem ao último dia do mês, algumas vidas não esperarão pelo mês vindouro",
Os profissionais aguardam uma resposta da Secretaria de Saúde do Estado – Sesap – para a resolução do problema e afirmam que a escala a ser seguida será a que já foi estabelecida com, em média, dois médicos por plantão.
* Matéria da Tribuna do Norte, com edição do Sinmed RN.