Vice-presidente da AMB realiza palestra sobre Revalida

11/03/2020

Vice-presidente da AMB realiza palestra sobre Revalida

11/03/2020

Vice-presidente da AMB realiza palestra sobre Revalida

O Vice-presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Diogo Sampaio, realiza hoje (11) palestra sobre o Revalida – Exame nacional de revalidação de diplomas médicos – e seus entraves, na Associação Médica do RN.

De acordo com Diogo Sampaio, a palestra deve abordar os temas que já vêm sendo discutidos nacionalmente como reativar a discussão do exame de proficiência em medicina, determinar que o Revalida seja um pré-requisito mínimo para atuar como médico e Escola Médica.

A abertura de Escolas Médicas é um tema que tem gerado grande debate e preocupação para as entidades médicas. O Brasil tem uma média de 13 escolas abertas por ano e novas regras são discutidas para a abertura a partir de agora.

“A ideia é levar para a sociedade e para os médicos a gravidade da situação para que todos, cientes disso, pressionem os órgãos de fiscalização e o próprio executivo a normatizar e impedir que isso aconteça. No final das contas, vai gerar médicos malformados, diagnósticos errados, tratamentos errados e muitas vezes até mortes”, afirma o vice-presidente da AMB.

A AMB já avança nas discussões com os órgãos como MEC, CGU e o próprio Congresso, conseguindo barrar, inclusive, o chamado “Revalida Light”. E agora abre a discussão com a sociedade e, segundo Diogo Sampaio, no intuito de “fortalecer esse movimento de regulamentação das transferências do exterior para cá, que não existe nenhuma portaria, cadastro dos estudantes do Brasil e que o mínimo para se validar no Brasil seja o Revalida”.

whatsapp button