Sindicatos da saúde e Sesap discutem enfrentamento ao COVID-19

23/03/2020

Sindicatos da saúde e Sesap discutem enfrentamento ao COVID-19

23/03/2020

Sindicatos da saúde e Sesap discutem enfrentamento ao COVID-19

Na manhã desta segunda-feira (23), presidentes dos sindicatos da área da saúde participaram de uma reunião com Cipriano Maia, secretário de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte, para discutir estratégias, com apoio dos sindicatos, para fortalecer e qualificar a atuação dos profissionais da saúde nas ações de enfrentamento ao coronavírus (COVID-19).

O encontro aconteceu na sede da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) e obedeceu às medidas de proteção e prevenção do Ministério da Saúde, como a distância mínima de 1 metro, o uso máscaras e a higienização das mãos com álcool gel 70%.

Para Geraldo Ferreira, presidente do Sindicato dos Médicos (Sinmed-RN), uma das grandes preocupações é garantir equipamentos de proteção individual para os médicos e todos os trabalhadores das unidades de saúde. Drama que deve ser equacionado pelo Estado até o final desta semana, segundo Cipriano Maia.  

O afastamento dos profissionais com mais de 60 anos e portadores de doenças crônicas graves também foi reforçado pelo Sinmed e recebeu apoio unanime.

Entre as medidas apresentadas pela Sesap está a realização de uma chamada para médicos concursados, e outra de caráter temporário, para médicos com experiência hospitalar e manejo de via aérea, como Anestesistas, Intensivistas, Cirurgiões, Cardiologistas e Clínicos para assistência nas UTIs que serão abertas nas próximas semanas.  

“Estamos acompanhando atentamente os esforços dos governos e gestores [e enquanto sindicato] estamos prontos para colaborar e sugerir medidas que possam nos permitir sair dessa crise”, afirmou Geraldo.

whatsapp button