Servidores do Estado realizam ato unificado

24/10/2017

Servidores do Estado realizam ato unificado

24/10/2017

Servidores do Estado realizam ato unificado

Servidores do Estado do Rio Grande do Norte realizaram um ato unificado na manhã desta terça-feira (24), reunindo diversas categorias e movimentos sindicais. A mobilização aconteceu no Centro Administrativo de Natal, em frente à Governadoria.  

As principais reivindicações são os atrasos salariais que, no Estado, chegam há quase dois meses, além do descaso e sucateamento do serviço público. Os servidores também manifestaram insatisfação com as medidas anunciadas no projeto de lei complementar do Governo do Estado, encaminhado para a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte na última semana, comprometendo o Plano de Cargos e Carreiras, assim como a funcionalidade do serviço público.

Em nota, o Fórum dos Servidores destacou que, na nova lei, as medidas do Governo do Estado “acabam com a progressão funcional das carreiras, congelam indefinidamente os salários, aumentam intempestivamente a contribuição previdenciária e liquidam todas as conquistas históricas dos servidores públicos estaduais do Rio Grande do Norte”.

O Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed RN) convocou a categoria a se fazer presente para denunciar o descaso em que se encontra a saúde no Rio Grande do Norte. A falta de estrutura que compromete a qualidade no atendimento a população. A falta de medicamentos e leitos que implicam nos cuidados com o paciente e o não pagamento do salario, que reflete a desvalorização da profissão. Tábata Alcântara, diretora do Sinmed RN, defendeu: “Tem gente morrendo porque não tem remédio, porque faltam leitos nas UTIs. Basta! Nós somos o Estado. É para nós que eles governam. O salario deles somos nós quem pagamos. E por que que é o nosso salário que dá prejuízo?” desabafou.

Participaram do ato o SINMED, SINPOL, SINDIFERN, SINDIFERN, SINSP, ADUERN, SINAI, CEPS, ADEPOL, SINDSAUDE e SOERN, servidores do ITEP, Detran, além de caravanas que vieram do interior do estado.

whatsapp button