Saúde mental foi tema de live do Sinmed RN

10/09/2021

Saúde mental foi tema de live do Sinmed RN

10/09/2021

Saúde mental foi tema de live do Sinmed RN

O Sinmed RN realizou no último dia 09 uma noite de debate sobre as temáticas que envolvem a campanha Setembro Amarelo e um ato simbólico de iluminação da sua sede, marcando a importância de se falar sobre saúde mental.

A live “Cuidados e prevenção da doença mental” foi promovida pela Associação Norte rio-grandense de psiquiatria, juntamente com o Sinmed RN, e teve a participação de Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação dos Psiquiatras da América Latina (APAL), contribuindo com a conscientização sobre o tema.

Para Antônio Geraldo, há uma deficiência enorme com relação as políticas públicas de saúde mental que são implementadas no Brasil e que o suicídio e as doenças tendem a aumentar se a população não tem acesso, não consegue marcar consulta no SUS.

De acordo com ele, o tema da Campanha Setembro Amarelo este ano é ‘Agir salva vidas’ para alertar as pessoas de que as ações e políticas públicas precisam ser mais efetivas na prevenção e no atendimento ao paciente.

Ana Lígia, presidente da Associação Norte rio-grandense de psiquiatria, reforça que esse apoio ao paciente deve ser contínuo e que, para isso, é preciso também desmistificar a saúde mental e o atendimento psiquiátrico.

 

whatsapp button