Nota do Sinmed aos médicos da Sesap

13/06/2022

Nota do Sinmed aos médicos da Sesap

13/06/2022

Nota do Sinmed aos médicos da Sesap

Um texto apócrifo e infame circula nas redes com fake news sobre as posições e a Luta do Sindicato dos Médicos quanto à mudança do Plano de Cargos da Saúde, que beneficiou todos as categorias, deixando maldosa e discriminatoriamente os médicos de fora. Além disso, faz propostas absurdas de se abrir mão da gratificação de 10% que temos direito em todos os Planos Estaduais ou Federais, em todo Brasil.

1. Diz que o Sindicato não acompanhou a mudança do Plano de Carreira, uma fake News comprovada pelos inúmeros pedidos de negociação ao Secretário, sistematicamente negados, até o envio final do Plano, deixando os médicos excluídos de qualquer direito, quando tivemos que recorrer à Assembleia Legislativa para corrigir a injustiça.

2. Por unanimidade, graças aos esforços da diretoria e dos médicos que têm participado ativamente das assembleias do Sinmed, os deputados aprovaram uma emenda que nos favoreceu. De pronto, a emenda foi vetada pela Governadora.

3. Novos pedidos de audiência e reuniões foram feitos ao Secretário Cipriano Maia, com pequenos avanços na diferença financeira interníveis e aumento dos níveis, dos atuais 16 para 20.

4. Naquela altura, como forma de convencimento para aceitarmos um acordo que não era o ideal e o parcelamento da diferença interníveis proposta, o Secretário justificou que os médicos tiveram 55% de reajuste durante cinco anos dos governos anteriores e já seriam beneficiados porque quase todos teriam 10% da gratificação de Especialidade agora.

5. Quando o acordo se encaminhou para ser fechado, o Secretário informou que a qualificação não seria concedida aos especialistas médicos.

6. Imediatamente solicitamos parecer do CREMERN sobre a Especialização ser uma qualificação profissional, conforme o próprio RQE, hoje um número de registro, exigido pelo Conselho como qualificação de Especialidade.

7. Nada disso sensibilizou a Secretaria Estadual que encaminhou o projeto excluindo essa gratificação de especialidade dos especialistas médicos do Estado.

8. Novas reuniões em busca de entendimento fizeram o líder do Governo na Assembleia Legislativa, Deputado Francisco, pedir ao Governo o envio do projeto com a qualificação dos médicos. O Secretário mais uma vez se comprometeu.

9. Mais uma vez enviou o projeto negando a qualificação e piorando ainda mais a redação para que os médicos não tivessem efetivamente a gratificação.

10. Assembleias com os médicos do Estado permitiram o acompanhamento de tudo que acontecia, e todas as decisões do Sinmed foram tiradas das assembleias por unanimidade.

11. O Sinmed não abrirá mão de qualquer direito dos médicos e continuará incessantemente procurando todas as alternativas políticas com vistas a garantir aos médicos os seus direitos.

12. As negociações têm sido difíceis e desgastantes, sustentadas pela Diretoria e pelos médicos que têm seguido as diretrizes das assembleias realizadas.

13. O Egoísmo e a má fé que se esconde por trás da nota apócrifa, que tenta diminuir o esforço e a luta do Sindicato, não passará despercebido, merecendo a pronta repulsa e rejeição dos que sabem que para a luta precisa de disposição, coragem e determinação.

14. Aos traidores da categoria que se acumpliciam com o Governo, tentando obstaculizar e minar a luta da categoria médica do Estado fica o desprezo por sua vileza e os votos que a abominação da categoria caia sobre todos eles.

NATAL, 13 de Junho de 2022.

DIRETORIA SINMED RN

whatsapp button