Médicos da SMS Natal e da Sesap paralisam atendimentos nos dia 05 e 06 de setembro

30/08/2017

Médicos da SMS Natal e da Sesap paralisam atendimentos nos dia 05 e 06 de setembro

30/08/2017

Médicos da SMS Natal e da Sesap paralisam atendimentos nos dia 05 e 06 de setembro

A categoria médica se reuniu ontem (29) em assembleia no Sindicato dos Médicos do RN (Sinmed RN) para avaliar o Estado de Greve e deliberar sobre novas paralisações nas unidades de saúde do Estado do RN e do Município de Natal.

A assembleia decidiu parar os atendimentos nos próximos dias 05 e 06 de setembro em todas as unidades de saúde ligadas a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) e à Secretaria Estadual de Saúde (Sesap).

Os governos estadual e municipal continuam com os atrasos salariais, sendo o RN o único estado do país com atrasos que ultrapassam 30 dias, o que motiva mais uma paralisação dos médicos, como sinalização da insatisfação da categoria.

“O Rio Grande do Norte é o único estado que paga com atraso de trinta dias e gera a insegurança do recebimento, pois não apresenta calendário. Falta previsibilidade para o servidor. Queremos, enquanto servidores públicos, garantir nossos direitos que estão sendo aviltados”, afirmou Fernando Carvalho de Freitas, presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais do RN e membro do Fórum de Servidores do Estado.

Fernando avaliou ainda que o Estado não tem a gestão que necessita. “É uma falácia isso de que não tem receita, não tem arrecadação. O Governador precisa admitir que o que falta é gestão”.

Geraldo Ferreira, presidente do Sinmed RN, declarou que a categoria não aceita esses atrasos salariais e a forma de protestar tem sido paralisar os atendimentos por pelo menos dois dias, mensalmente.

“Essas paralisações estão cobertas pela lei, tem jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, que garante que não serão efetuados os descontos. Qualquer desconto efetuado ao salário, referente à essa  paralisação, coberta pelo atraso salarial, os médicos devem  trazer os contracheques para o sindicato para que se possa requerer  do gestor que reponha imediatamente estes recursos”, afirmou Ferreira.

Fórum de Servidores

O Fórum de Servidores do RN, composto por representantes de todas as categorias ligadas ao Governo do Estado, realiza audiência na Assembleia Legislativa do RN no próximo dia 05 de setembro, 9h, para lançamento de CARTA ABERTA ao Governador e à sociedade sobre os atrasos salariais.

Na ocasião também será lançado o plano de mídia da campanha contra os atrasos, com peças direcionadas a televisão, rádio, outdoor, busdoor e mídia impressa.

O evento é aberto a todos e o Fórum convoca todos os médicos para participar e mostrar sua indignação com a atual situação do servidor público estadual.

whatsapp button