Médicos do município fazem mobilização e negociam com Secretário de Saúde

14/09/2021

Médicos do município fazem mobilização e negociam com Secretário de Saúde

14/09/2021

Médicos do município fazem mobilização e negociam com Secretário de Saúde

Conforme decisão tomada em assembleia realizada pelo Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed RN) e médicos da Estratégia Saúde da Família (ESF Natal), os médicos do município paralisaram as atividades de atendimento por um dia para realizarem uma manifestação de rua seguida de audiência com o Secretário de Saúde de Natal, George Antunes.

Os médicos se concentraram na sede do Sinmed RN e saíram em carreata até a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), onde se reuniram com o secretário. Na ocasião, os médicos apresentaram as seguintes pautas: gratificação da urgência e emergência; regularização das insalubridades em atraso dos profissionais; licença prêmio com as gratificações; possibilidade de afastamento remunerado para qualificação; criação de gratificação de docência; concurso público para substituição de terceirizados e pagamento da carga horária extra para o programa saúde na hora.

O secretário demonstrou interesse em avaliar as demandas levadas pelos médicos e solicitou que o Sinmed RN elabore uma proposta de caráter econômico voltada para a gratificação do atendimento da urgência e emergência.

George Antunes também entendeu que é justa a gratificação de docência, para médicos que recebem estudantes de medicina no Programa Saúde da Família. Já em relação a gratificação da licença prêmio, o Sinmed RN propôs que a remuneração seja mantida durante o afastamento mediante a decisão do médico de fazer um curso de qualificação que será oferecido pelo próprio sindicato, com carga horaria exigida e certificado de participação.

Para o presidente do Sinmed RN, Geraldo Ferreira, a reunião foi positiva: “O secretário George Antunes compreendeu que é preciso melhorar a remuneração dos médicos da Saúde da Família, inclusive pela ampliação de suas atividades em relação à docência, qualificando novos profissionais para o mercado. Também se demonstrou sensível com relação a melhorias no serviço para um atendimento de qualidade para a população. Acreditamos que as negociações podem evoluir bem”, disse.

O Sinmed RN irá enviar um novo oficio com a pauta econômica da gratificação de urgência, emergência e docência e a SMS irá estudar a proposta. Uma nova reunião está agendada para o dia 28 de setembro para continuidade das negociações.

whatsapp button