Notícias

Médicos da ESF Natal realizam paralisação dia 18 de janeiro

24 dez 21

Médicos da ESF Natal realizam paralisação dia 18 de janeiro

 

Conforme decisão tomada em assembleia realizada pelo Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed RN) e médicos da Estratégia Saúde da Família (ESF) de Natal, na quinta-feira (23), os médicos do município vão paralisar as atividades de atendimento por 24h, no dia 18 de janeiro de 2022.

A mobilização tem como objetivo dar celeridade a implementação da Gratificação Específica de Atenção à Urgência e Emergência (GEAUE).

Os médicos devem se concentrar na sede do Sinmed RN e, em seguida, seguir em carreata até a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para audiência com o Secretário de Saúde de Natal, George Antunes. Uma audiência na Câmara Municipal de Natal (CMN) também está sendo articulada para o mesmo dia.

Negociação

No dia 01 de dezembro, em reunião com a assessoria jurídica da SMS, o Sinmed RN entregou uma proposta de redação para lei complementar e portaria para implementação da GEAUE para os médicos da ESF Natal por compor a rede de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o jurídico da secretaria, o texto está passando por adequações antes de seguir para apreciação do prefeito Álvaro Dias e publicação de portaria no Diário Oficial do município.

 

Enquanto isso, o Sinmed solicita que os médicos que compõem a rede da ESF Natal enviem para a secretaria do sindicato os seguintes dados: nome completo, matrícula e carga horária. É importante que os médicos que ainda não são filiados regularizem a situação no ato do envio.

Essas informações devem dar origem a uma lista que será enviada a SMS para publicação em conjunto com portaria.

Fonte: Sinmed RN