Médicos da ESF Natal realizam paralisação dia 18 de janeiro

24/12/2021

Médicos da ESF Natal realizam paralisação dia 18 de janeiro

24/12/2021

Médicos da ESF Natal realizam paralisação dia 18 de janeiro

 

Conforme decisão tomada em assembleia realizada pelo Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed RN) e médicos da Estratégia Saúde da Família (ESF) de Natal, na quinta-feira (23), os médicos do município vão paralisar as atividades de atendimento por 24h, no dia 18 de janeiro de 2022.

A mobilização tem como objetivo dar celeridade a implementação da Gratificação Específica de Atenção à Urgência e Emergência (GEAUE).

Os médicos devem se concentrar na sede do Sinmed RN e, em seguida, seguir em carreata até a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para audiência com o Secretário de Saúde de Natal, George Antunes. Uma audiência na Câmara Municipal de Natal (CMN) também está sendo articulada para o mesmo dia.

Negociação

No dia 01 de dezembro, em reunião com a assessoria jurídica da SMS, o Sinmed RN entregou uma proposta de redação para lei complementar e portaria para implementação da GEAUE para os médicos da ESF Natal por compor a rede de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o jurídico da secretaria, o texto está passando por adequações antes de seguir para apreciação do prefeito Álvaro Dias e publicação de portaria no Diário Oficial do município.

 

Enquanto isso, o Sinmed solicita que os médicos que compõem a rede da ESF Natal enviem para a secretaria do sindicato os seguintes dados: nome completo, matrícula e carga horária. É importante que os médicos que ainda não são filiados regularizem a situação no ato do envio.

Essas informações devem dar origem a uma lista que será enviada a SMS para publicação em conjunto com portaria.

whatsapp button