Notícias

Leitos de UTI prontos em Macaíba não funcionam por falta de pessoal

07 abr 20

Leitos de UTI prontos em Macaíba não funcionam por falta de pessoal

O Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte visitou o Hospital Alfredo de Mesquita, em Macaíba, nesta terça-feira (7), a pedido dos médicos. Com 51 leitos, sendo 21 de clínica e 30 de obstetrícia, a unidade atende casos de baixa e média complexidade, internamentos com sintomas respiratórios estáveis e gestantes. Os pacientes mais graves são encaminhados para Natal.

Médicos e demais profissionais da saúde trabalham com proteção limitada e EPIs básicos (máscara cirúrgica) racionados. Aventais, óculos de proteção e máscara N95 apenas para atendimento de casos sintomáticos.

O que mais chamou atenção é que o hospital tem uma UTI pronta com 10 leitos e equipamentos, mas que não funciona por falta de recursos humanos. Recentemente camas foram retiradas e levadas para Mossoró.

“É urgente a contratação de profissionais para colocar a UTI para funcionar e dar suporte a rede de atendimento de saúde, nesse momento de pandemia da COVID-19 onde se necessita tanto desses leitos”, afirma Geraldo Ferreira, presidente do Sinmed-RN.