Governo informa que pagamento de inativos será feito no dia 05 de fevereiro

17/01/2018

Governo informa que pagamento de inativos será feito no dia 05 de fevereiro

17/01/2018

Governo informa que pagamento de inativos será feito no dia 05 de fevereiro

Representantes dos sindicatos dos Odontologistas (SOERN) e dos Médicos (SINMED RN) estiverem reunidos na tarde desta terça-feira (16) com a Secretária-chefe do Gabinete Civil do Governo do Estado, Tatiana Mendes Cunha, para solicitar esclarecimentos sobre o pacote de ajuste fiscal do governo e pagamento de inativos.

Um dos principais pontos que preocupam os servidores estaduais é o congelamento do Adicional por Tempo de Serviço (ADTS), que reduzirá os salários dos profissionais, além do aumento da contribuição da previdência de 11 para 14%.

Geraldo Ferreira, presidente do Sinmed RN, informou a secretária que o congelamento do ADTS vai representar uma perda de 35% do salário na aposentadoria.

“2017 terminou de forma desastrosa, com déficit e folha da previdência maior do que ativos”, justificou a secretária. O secretário de Finanças do Estado, Gustavo Nogueira, que participou da reunião por telefone, corrobora a justificativa de Tatiana e informou que a despesa do estado é crescente e a arrecadação é de -5,25% do que quatro anos atrás (2014). Hoje, segundo ele, o déficit mensal do estado é de 108 milhões.

Os representantes sindicais questionam se os servidores devem ser prejudicados pelo não equilíbrio fiscal e solicitaram que outras medidas de contenção de despesas do Estado sejam estudadas, uma vez que as medidas propostas não vão solucionar o problema fiscal do estado.

INATIVOS

A previsão para o pagamento do mês de dezembro dos servidores aposentados, de acordo com o Gabinete Civil, é para o dia 05 de fevereiro. Já o 13º salário não tem previsão de data ainda.

Diante do grave quadro para os servidores estaduais, o presidente do Sinmed RN reforça o pedido de participação da categoria médica: “O que peço aos médicos é muita união, participação nas assembleias e nas manifestações”.

 

*Informamos que a GREVE dos médicos do Estado permanece por tempo indeterminado.

whatsapp button