Notícias

Diretoria do Sinmed se posiciona contrária ao fechamento do Hospital Ruy Pereira

07 jun 19

Diretoria do Sinmed se posiciona contrária ao fechamento do Hospital Ruy Pereira

O Governo do Estado anunciou esta semana que o Hospital Estadual Ruy Pereira dos Santos, referência no Rio Grande do Norte em cirurgias vasculares, será fechado até o final do mês de agosto. Até o momento, o governo não divulgou um planejamento de distribuição dos 80 leitos da unidade hospitalar.

Dados apontam que entre 2010 e 2016  mais de 400 mil brasileiros morreram em decorrência da diabetes, pela má assistência ofertada. No estado, o hospital Ruy Pereira nasceu exatamente para tentar amenizar esse drama dos diabéticos.

“O fechamento de 85 leitos vai ter uma repercussão terrível dentro do sistema de saúde. Os pacientes vão perder a oportunidade de controle ou mesmo a cura de seus ferimentos causados pelo diabetes e, fatalmente, vão complicar cada vez mais, levando a amputações, infecções generalizadas e óbito. Uma perda muito grande para o RN”, lamenta o presidente do Sinmed RN, Geraldo Ferreira.

Ferreira afirma ainda que o número de leitos disponibilizados hoje no Ruy Pereira já é insuficiente para atender a demanda, causando grandes filas de espera pelo atendimento no Estado. “Com o fechamento dos leitos teremos o agravamento da situação dos corredores principalmente do Walfredo Gurgel e do Tarcísio Maia, comprometendo o tratamento dos pacientes”.

Fonte: Sinmed RN