Diretoria do Sinmed RN visita Hospital João Machado

19/02/2020

Diretoria do Sinmed RN visita Hospital João Machado

19/02/2020

Diretoria do Sinmed RN visita Hospital João Machado

Seguindo a programação de visitas em hospitais e unidades de saúde de Natal e região metropolitana, o Sindicado dos Médicos do Rio Grande do Norte visitou nesta quarta-feira (19) o Hospital Colônia João Machado, maior hospital psiquiátrico do estado.

O hospital atende em média 25 pacientes por dia no pronto socorro, interna cerca de 10 pacientes por dia e possui 107 leitos psiquiátricos, 30 no pronto socorro e mais 39 leitos auxiliados ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel.

A estrutura do hospital é antiga e precisa de alguns reparos. Também existe uma grande carência de profissionais no quadro médico, o que dificulta o atendimento ao paciente e sobrecarrega os médicos concursados que atuam no local. 

Atualmente passa por algumas mudanças e se prepara para receber mais 40 leitos que irão atender os pacientes transferidos do Hospital Ruy Pereira. A preocupação dos médicos psiquiatras do João Machado é que, com a chegada dos pacientes vasculares, o atendimento psiquiátrico se torne secundário.

“Abrir leitos que possam complementar e tirar pacientes dos corredores é importante e necessário, mas nós não podemos esquecer a função primordial do hospital que é o atendimento psiquiátrico”, pontuou Geraldo Ferreira, presidente do Sinmed RN.

O estado comporta uma quantidade de leitos psiquiátricos razoável, mas com o número crescente de pacientes com transtornos mentais, a rede torna-se insuficiente para atender a demanda:A doença mental é uma questão crítica e o João Machado, sendo referência, é importante que não esqueça a sua matriz primária que é a doença mental”, finalizou Ferreira.

 

 

whatsapp button