COVID-19: Sinmed-RN e Sesap fazem videoconferência para discutir estratégias

27/03/2020

COVID-19: Sinmed-RN e Sesap fazem videoconferência para discutir estratégias

27/03/2020

COVID-19: Sinmed-RN e Sesap fazem videoconferência para discutir estratégias

Com o objetivo de alinhar as ações de enfrentamento ao novo coronavírus, o presidente do Sindicato dos Médicos do RN, Geraldo Ferreira, participou de uma videoconferência com Cipriano Maia, secretário de Estado da Saúde Pública, e o Dr. Kléber Morais, ex-presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), na manhã desta sexta-feira (27).

Obedecendo às medidas de proteção e prevenção do Ministério da Saúde para evitar aglomerações, a reunião online discutiu a situação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) disponíveis no RN; e a convocação de médicos em caráter extraordinário para compor o quadro de profissionais.

Entre as sugestões apresentadas pelo Sinmed-RN, estão:

1. Ampliação de leitos na rede pública através da conclusão de obras nos Hospital Regional Deoclécio Marques em Parnamirim/RN, Hospital Regional de João Câmara, Hospital Lindolfo Gomes Vidal em Santo Antônio/RN, Hospital da Polícia Militar, entre outras unidades regionais. De forma que a ampliação seja permanente e fique a serviço da população

2. Reabertura, criação e ampliação das vagas de UTIs e/ou unidades intermediárias na rede pública que sirvam depois para amenizar a carência de leitos no RN.

3. Convocação e contratação rápida e simplificada de médicos em caráter temporário.

O diálogo com a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) deve continuar nos próximos dias. “O secretário [Cipriano Maia] ficou de disponibilizar para o Sindicato a quantidade de leitos e a força de trabalho médico que pretende contratar para que possamos auxiliá-lo nessa convocação de médicos”, afirmou Geraldo Ferreira.

whatsapp button